sexta-feira, 22 de abril de 2016

Amy Winehouse | Documentário

Acabei de assistir o documentário sobre a vida da cantora Amy Winehouse no netflix e não poderia deixar de comentar aqui no blog. Foi um documentário dirigido por Asif Kapadia (que dirigiu um documentário sobre Ayrton Senna), muito aclamado pela crítica e recebedor de vários prêmios, inclusive o Oscar 2016 de melhor documentário.


Esse documentário é um mergulho profundo na vida da cantora desde a sua adolescência, ascensão musical, declínio e morte. Morte essa que, além de trágica, foi muito jovem. O material conta com fotos,  muitos vídeos caseiros e de bastidores e depoimentos de amigos e pessoas que se relacionaram com ela durante sua vida profissional, ou seja, muito conteúdo inédito. Desvenda quem era a pessoa por trás daquela grande voz, daquela grande cantora. O doc segue uma linha cronológica de sua ascensão musical e, paralelamente, mostra as transformações que ocorreram na sua vida devido a isso (seus problemas com o álcool e as drogas e o fato de estar cercada por pessoas que a sugavam); tudo isso de uma forma crua e sincera.


Para mim, é um documentário que diz muito mais do que somente a própria cantora, mas noz diz sobre o mundo em que vivemos: a importância que damos para as pessoas, para os relacionamentos, para as coisas e status e o problema do culto às celebridades. A idolatria mata! A mídia que vende e venera é a mesma que  afoga e destrói. Sem piedade e da forma mais cínica. E ela morreu disso! No inicio da carreira a própria Amy disse que não aguentaria ser famosa. Ter a sua vida tão exposta daquela forma fazia dela uma pessoa sofrida, dava pra ver em seus olhos o medo que ela tinha da fama. Choca a quantidade de flashes que ela recebia ao sair de algum local, fazendo a noite virar dia. A única coisa que eu consegui pensar ao ver aquilo foi de que eu, assim como ela, também, não aguentaria. É clara a fragilidade de Amy misturada à pressão de ser uma celebridade mundial. 


Foi um documentário que me deixou chocada, estarrecida. Sabe quando você termina de ler um livro ou ver um filme e fica com um monte de informação, porém sem palavras? É desse jeito que estou me sentindo. Um vida desequilibrada, de carência, de fama e, contrariamente, de falta de atenção é tóxica. Foi um final trágico para uma jovem promissora que tinha toda uma vida pela frente. ;/

Beijos, 

Tacy.

3 comentários

  1. Uma lástima a sua partida tão prematura,uma cantora maravilhosa e se envolveu num mundo que não teve volta para ela.
    Acho que estes jovens da nova era se iludem muito como o mundo achando que tudo é permitido.
    Essa menina era uma deusa pois adoro suas músicas são lindas.

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall