diario de viagem
Mostrando postagens com marcador diario de viagem. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Morro de São Paulo

Após exatos 3 anos, eu voltei a Morro de São Paulo. Fui passar o réveillon 2015-2016 lá, conforme eu disse no post anterior. Eu já contei aqui no blog como chegar em Morro de São Paulo e como é a ilha. Hoje, eu vou contar, basicamente, sobre um outro passeio q eu fiz quando ainda estava lá. 
Na minha primeira viagem a Morro eu conheci bastante o local, as 4 principais praias, conheci o Mirante, a Tirolesa e fiz o passeio que passa na praia da argila. Dessa vez, eu fiz um outro passeio e conheci outras ilhas da região (Boipeba) a cidade sede (Cairu).
O passeio "Volta à Ilha" é conhecido como o grande passeio e é feito e comprado através de agências de turismo que estão distribuídas pela Ilha e o meio de transporte é a lancha. Os preços variam muito, mas, claro, sobem bastante em períodos de festa e alta estação. Conseguimos, depois de pechinchar muuuito (rs), pagar 90 reais (cada pessoa). Mas super valeu a pena. O passeio é maravilhoso, de excelente qualidade, conhecemos algumas piscinas naturais, Boipeba (que era o nosso foco de passeio) e Cairu que é a cidade que é responsável por essas ilhas.

O passeio dura o dia inteiro. Geralmente, sai às 9h30mim e retorna por volta das 17h. São cinco paradas ao total e a primeira parada é nas Piscinas Naturais de Garapuá. Eu nem sabia que esse lugar existia, mas fiquei muitíssimo feliz de ter o prazer de conhecer e banhar nessas águas tranquilas, calmas e cristalinas. E ainda é possível nadar junto com os peixinhos. Uma verdadeira piscina natural literalmente.

A segunda parada foi na Praia de Moreré que já pertence à Ilha de Boipeba. Um aoutra piscina natural, com direito a peixinhos e um delicioso banho de mar, mas ainda assim eu me apaixonei mais por Garapuá. <3

A terceira parada foi na Praia da Cueira, também em Boipeba. Essa é a parada oficial do almoço. O local dessa praia onde as lanchas param é especialmente para o almoço no Guidos Restaurante, um restaurante super charmosinho com um ambiente que combina bastante com praia e de comida gostosa. Na verdade, eu esperava muito mais da comida, pois a propaganda foi imensa, mas foi apenas um restaurante de comida boa, como um restaurante comum. Depois do almoço, nós aproveitamos para bater um pouco de perna pela praia e algumas outras pessoas aproveitaram para jogar.


A quarta parada foi em um bar flutuante que fica no Rio Canavieiras. O passeio por esse rio é lindo. A vegetação é bem verde, densa, muito bonita. 


A quinta e última parada é em Cairu, cidade sede. É bem pequena, histórica, se resume a uma igreja e um convento. Sugiro não pagar por "guias turísticos"  não ser que queira conhecer a história do local. Paga uma taxa de R$3,00 para entrar.



É de tirar o fôlego não é, gente? 

Imaginem quando terminar o passeio e você voltar para Morro de São Paulo no auge do pôr-do-sol?

Breathtaking

Eu não sabia quais fotos escolher e trazer para esse post. Passeio mega aprovado e que eu super sugiro para vocês. Vendo essas fotos, bateu uma mega lembrança... Saudade....

Morro de saudades... <3

Obrigada por acompanharem até aqui e até o próximo post.

Beijinhos,

Tacy.












segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Lençóis Maranhenses #4


Finalmente, onde comer e o que comer em Barreirinhas Lençóis Maranhenses. É muito difícil dizer o que comer, porque os gostos variam muito né? Meu namorado, por exemplo, AMA carne vermelha (picanha é a cara dele) e não é muito fã dos peixes e carnes brancas da vida... Então o que vou tentar falar aqui é sobre os lugares que eu experimentei e acredito que seja uma boa dica para quem for visitar o lugar! ;)




1) Restaurante e Churrascaria O Gaúcho

Esse restaurante fica logo na entrada da Beira Rio de Barreirinhas. Apesar de ser uma churrascaria, nós comemos pizza e um frango com arroz. Posso dizer que tudo estava delicioso, muito bom, mas não voltamos lá por motivo de acharmos que o restaurante precisa ser reformado e melhor organizado.



2) Restaurante Bambaê

Aff.... Meu restaurante preferido lá em Barreirinhas. Comida maravilhosamente gostosa e ambiente absurdamente lindo. Fica mais afastado da cidade, mas de frente pro rio, com uma área verde bem cuidada, rede e uma variedade de comida muito boa. Difícil fazer o pedido jeca que a variedade era muito boa. ME lembro que comi um peixe cozido ao molho de camarão. Afif.. Maravilhoso. Me deu água na boca só de lembrar.




3) Restaurante do Chef Tony Farah 

Esse restaurante fica lá no resort onde fiquei hospedada e é do tipo buffet (você come a vontade). Muito bom. Os valores são diferentes pra almoço e jantar, mas variam entre 30-40 reais por pessoa e inclui tudo: salada, comida (geralmente sempre tem carne, frango e peixe), bebidas (água, refrigerante, suco) e sobremesa. Adorei a comida, achei até que compensou o valor pra quantidade de coisas que pudemos comer. Muitas vezes um "a la carta" sai bem mais caro, quando se inclui as bebidas e sobremesa.



4) Varanda Gourmet

Um achadinho pra mim que não sou muito de jantar comida (tipo comida de almoço). Esse restaurante fica na Beira Rio de Barreirinhas e, como o nome já diz, fica na varanda do prediozinho onde há algumas lojinhas de souvenir. Tem sopas/caldos, carne, frango e uma variedade de tapioca (fit ou não). E foi aí que eu morri de amores, pois amo comer coisas mais leves durante a noite e a tapioca fit de ricota com manjericão e rúcula foi tudo de mais maravilhoso que eu experimentei. Aff.. Quero mais só de lembrar, só que a minha tapioca (que eu faço aqui em casa nunca fica a mesma coisa). Além disso, eu e o namorado dividimos depois uma tapioca doce de nuttella com castanha. Aff..... Maravilhosa. Meus sogros pediram caldos e amaram.






5) Restaurante em Caburé

Aqui você acaba ficando no restaurante que tem vaga, quando faz a parada durante o passeio pelo Rio Preguiças (que eu falei nesse post aqui). Nossa primeira parada, me lembro bem que foi um restaurante que é bem conhecido por lá que é o Cabana do Peixe, mas quando nós chegamos já estava lotado, então seguimos rumo a outro. Que, infelizmente, eu não lembro o nome, mas que eu agradeço a Deus por ter ido, porque foi o melhor peixe assado que eu comi na minha vida. Aff... Maravilhoso. Foi tão bom e eu tava com tanta fome que nem lembrei de tirar foto. Hahaha.




Espero que seja útil para alguém e quem já foi pra lá pode contar sua experiência gastronômica aqui pra gente. ;)

Beijos,

Tacy

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Lençóis Maranhenses #3


Depois de falar um pouco sobre os Lençóis e de como chegar e onde se hospedar, hoje trago os passeios/atrações pra se fazer em Barreirinhas e conhecer os Lençóis. Acredito que os principais passeios são para os Grandes Lençóis e o passeio pelo Rio Preguiças (que envolve os Pequenos Lençóis), mas bater perna pra conhecer a história e a cultura da cidade, ao meu ver, deve ser parte do roteiro também. 


* Passeio às dunas dos Lençóis Maranhenses - Esse é o principal passeio, pois é onde se conhece mesmo os Lençóis Maranhenses com suas dunas e lagoas e é o principal motivo de   as pessoas viajarem para lá para Barreirinhas. 



Para chegar até os Lençóis, é preciso fechar o pacote com uma empresa de turismo (existem várias pela cidade). Nós fechamos com uma das duas empresas que tinha no hotel que estávamos hospedada (a agência ficava lá mesmo) e paga,os R$50,00 por pessoa. Esse valor inclui o trajeto até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o retorno até o hotel. O ideal é ir com uma agência, pois não se consegue chegar lá em carros de passeio (só em 4x4) e não existe placa para direcionar o caminho, então só o pessoal de lá mesmo, que já está acostumado, que sabe o caminho.
Imagem: Viaje Aqui

Não se pode entrar lá no Parque dos Lençóis com comida e bebida alcóolica (existe policiamento pra isso), só é permitido água e o pessoal da agência, no trajeto até o parque dos lençóis para em um lugar para compra de água.

Os passeios são feitos em um turno: manhã ou tarde. Recomendo ir pela tarde, porque o pôr do sol é surreal. Maravilhoso. Lindo. Deslumbrante. Lá, é possível visitar algumas lagoas e isso depende do período do ano e qual lagoa está cheia. Eu conheci as lagoas Bonita, Azul e da Preguiça e é tudo muito lindo e maravilhoso.



É um contato com a natureza que é deslumbrante, uma paz, um silêncio e, pasmem, a areia lá não aquece com o sol. Gerente, que coisa surreal né? Nunca vi isso da areia não aquecer, mas lá não esquenta e a gente anda descalço mesmo. E se preparem pra subir e descer dunas. As vezes essa atividade fica meio boring, mas o contato com a natureza e o pôr do sol supera tudo. Eu não consegui nem contar quantas vezes agradeci a Deus por ter tido essa oportunidade de ter contato com essa criação divina. <3


* Passeio pelo Rio Preguiças (Vassouras, Caburé, Mandacaru) - Esse é um passeio mais diversificado, com 3 pontos de parada e leva 1 dia inteiro pra fazer. Pode ser feito com agência de turismo ou através de lancha particular. Eu não sei quanto custa por agência, pois tive a outra experiência, mas vi que os barcos utilizados pelas agências são bem organizados (como na foto abaixo). 
Imagem: Portal São Luis do Maranhão

O passeio é pelo rio que banha a região e a primeira parada é em Vassouras, na beira do rio, onde a gente para em uma barraca pra tomar um água de côco, ver/comprar artesanato e ver os macaquinhos que têm por lá.

A segunda parada é em Caburé que é o ponto de parada para almoço de todos os turistas. As vezes a primeira barraca já está muito cheia (como foi no meu caso) e aí você precisa voltar pra lancha e ir um pouco mais adiante, em Caburé ainda. A Praia do Caburé não é  só famosa pela boa culinária (e bota boa nisso. Comi um peixe lá que foi, simplesmente, di-vi-no!), mas por ser o local de encontro do rio com o mar e, também, por ser onde você pode fazer um passeio de quadriciclo pela região e esse passeio é muito bom. Adorei.


A última parada é em Mandacaru que é onde fica localizado o famoso Farol de Mandacaru, onde lá de cima dá para se ter uma vista panorâmica da região. Eu fui até o farol, mas infelizmente não subi, porque a fila estava MUITO grande pra entrar e não quisemos esperar.



*Passeio pela Beira Rio - Beira Rio é a orla de Barreirinhas, lugar onde ficam localizados vários restaurantes (MUITOS!) e algumas lojas de artesanato. Vale uma visita durante o dia, mas, principalmente, à noite (especialmente nos fins de semana), pois é quando os restaurantes estão lotados e tem muita gente e movimento. Lá tem restaurantes para todos os gostos e bolsos e lojinhas para comprar souvenir.



PS: Eu sei que o post ficou gigaaaaaante, mas é que foi super difícil selecionar as fotos! ;)
Beijos,

Tacy.



© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall