arquitetura e urbanismo
Mostrando postagens com marcador arquitetura e urbanismo. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 4 de junho de 2013

As bibliotecas mais incríveis do mundo!!

Gente, recentemente, descobri meu amor eterno e sincero por bibliotecas. Não tão recentemente, mas é que esse sentimento voltou muito à tona há mais ou menos duas semanas quando voltei na biblioteca aqui de Salvador - Biblioteca Central dos Barris (sim, tinha muito tempo que eu não ia lá). É um sentimento tão gostoso que me invade, uma sensação de bem estar incrível. É maravilho estar em um lugar que é templo do conhecimento. Por causa disso, resolvi fazer esse post com as bibliotecas mais incríveis do mundo (infelizmente, a daqui não tem uma arquitetura tão deslumbrante, magnífica e imponente como as desse post, mas pelo menos, vamos nos deliciar né?). A fonte? A internet, bb!!!



Biblioteca do Congresso (Washington, EUA) - considerada a mais antiga do mundo, contém 32 milhões de livros, 1 milhões de manuscritos, 1 milhão de jornais dos três últimos séculos, 5 milhões de mapas, 6 milhões de peças de partitura e 14 milhões de fotos e gravuras. E que arquitetura é essa, gente? Eu fiquei encantada. Com certeza, será um destino de visita quando eu tiver a oportunidade de conhecer Washington.








Biblioteca do Parlamento (Ottawa, Canadá)As paredes da Biblioteca são amparadas por 16 arcobotantes, e a sala de leitura principal tem um teto abobadado. O acervo da Biblioteca é composto por mais de 600.000 itens. E que arquitetura é essa? Perceberam que eu amo esse tipo de arquitetura vitoriana, barroca né?


Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal) - funciona desde o século XVI  (o espaço conta com um edifício separado para obras anteriores ao século XIXe conta com um acervo com cerca de 1 milhão de livros. E a arquitetura barroca???Apaixonante!!! A biblioteca completou 500 anos em fevereiro (deste ano) e é a responsável por guardar um dos exemplares da primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões


Biblioteca do Castelo de Chanttily (Chanttily, França) - essa biblioteca é particular. Foi destruída durante a Revolução Francesa, contém mais de 1,3 mil manuscritos e 12,5 mil obras impressas. Tem muita história essa biblioteca hein, gente? Mais um motivo para eu conhecer quando tiver a oportunidade de ir conhecer a França. Ela contém uma das mais importantes galerias de arte da França.




Biblioteca do Mosteiro de Melk (Melk, Áustria)fundada no século XII, tem um teto alto decorado com afrescos de Paul Troger, o ambiente possui uma vasta coleção de manuscritos medievais (coisa linda né?), além de milhares de manuscritos musicais (quem não ama música??).

Biblioteca do Mosteiro Beneditino (Admont, Áustria) - a Áustria começou a dominar né? kkkkkkkk. o teto composto por sete cúpulas, todas decoradas com afrescos de Bartolomeo Altomonte. O projeto exibe a progressão do conhecimento humano e foi fortemente influenciado pelo Iluminismo. Tem muita história também hein?!


Biblioteca Boseiana (Oxford, Inglaterra) - que coisa mais linda é essa, gente? Divinamente no centro da rua e com essa arquitetura maravilinda!! Estou encantada! É uma das bibliotecas mais antigas da Europa. Foi criada em 1602 e pertence à University of Oxford. Com 11 milhões de itens, a construção conta com diversos objetos históricos como a Bíblia de Gutenberg, o primeiro fólio de Shakespeare e quatro exemplares da Carta Magna.


Biblioteca do Trinity College (Dublin, Irlanda) - que comemorou seu tricentenário em maio de 2012 e possui 5 milhões de volumes impressos. Seu salão principal possui quase 65 metros de comprimento e guarda os exemplares mais antigos de seu acervo.




Biblioteca de Rijksmuseum (Amsterdã, Holanda) - possui a maior coleção de História da Arte dos Países Baixos. Agora, percebam como é tão incrível a biblioteca, vista de frente, à noite:
Muito amor né? Mais um biblioteca que fiquei encantada e que quero conhecer quando tiver a oportunidade de conhecer Amsterdã, a cidade dos meus sonhos.


Biblioteca de Herzog August (Wolfenbüttel, Alemanha) - os alemães, também, possuem mais de uma grande e bela biblioteca. Olhem só as pilastras e o teto todos trabalhados nos detalhes?!


Biblioteca Sansovino (Roma, Itália) - imaginem estudar numa sala dessas? E fazer pesquisas? Gente, a inspiração deve vir a galope estando num ambiente desses! 








Biblioteca Palafoxiana (Cidade do México, México) - os países da América, também, têm sua beleza bibliotequística!! Olha que coisa linda essa biblioteca mexicana?





Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil) - tem brasileiro que tem mais sorte que eu! Na Cidade Maravilhosa há o Real Gabinete Português de Leitura com essa arquitetura gótico renascentista! A biblioteca é o maior acervo de obras portuguesas existentes no Brasil. Conta com cerca de 300 mil exemplares, incluindo manuscritos e obras raras que precisam de autorização para serem consultados.


Fundação Biblioteca Nacional (São Paulo, Brasil) - mais uma alegra para as terras tupiniquins. Dessa vez, São Paulo oferece essa maravilha, a biblioteca mais incrível do nosso país e da América Latina! Seu acervo, de mais de 8 milhões de livros, teve início com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, trazendo exemplares da Real Biblioteca de Portugal. Lá podemos encontrar um exemplar da primeira edição de Os Lusíadas, além da Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462, pouco antes da descoberta da imprensa de Guttemberg.

Eu estou extremamente encantada com as bibliotecas que temos distribuídas por esse mundão de meu Deus. Quero ter a oportunidade de poder adentrar em todas elas! São muitas bibliotecas lindas espalhadas pelo mundo inteiro e não tinha como eu colocar todas aqui nesse post (coloquei as que mais me chamaram atenção, devido à arquitetura mais barroca sabe? rsrs. AMO).

Espero que tenham gostado, pessoal.

Beijos,

Tacy.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Conheça os 10 arranha-céus mais incríveis do mundo

Nessa minha vida bliguística descobre que há um Oscar em todos os cantos e todas as áreas. O Oscar da TV, O Oscar da Moda, o Oscar disso, o Oscar daquilo... O mundo da Arquitetura, também, tem seu Oscar, afinal ninguém vai ficar de fora né? A empresa alemã Emporis faz o registro de todos os prédios enoooormes e escolheu os dez melhores de 2012. Os eleitos têm de sobra inovação tecnológica, design e, é claro, altura. A lista mais recente considerou 220 novos edifícios finalizados em 2011.


 

1)  New York by Gehry, Estados Unidos – O grande prêmio do ano foi para o conceituado arquiteto canadense Frank Gehry. Para os juízes, os 10.500 painéis de aço inoxidável, cada um com uma forma diferente, deixaram “o céu de Nova York ainda mais impressionante”. Gehry é ganhador do prêmio Pritzker e ficou conhecido mundialmente por misturar arquitetura e arte. O prédio é residencial e tem 76 andares e 265 metros.
























2. Al Hamra Tower, Kuwait – Driblar o calor do deserto foi o principal desafio para o escritório de arquitetura Skidmore, Owings and Merrill. No arranha-céu da Cidade do Kuwait foram usadas paredes de concreto e pedra, que deixam o interior naturalmente mais fresco. O incrível prédio de 412 metros e 80 andares tem vista para a cidade e para o deserto.




















3. Etihad Towers, Abu Dhabi – Mais que um arranha-céu, o terceiro lugar foi para um complexo de 5 torres, com área total de 490 mil metros quadrados. Os prédios têm formato de velas, uma homenagem à história de Abu Dhabi como região portuária. Três construções são residenciais, uma é comercial e uma funciona como hotel. A maior delas tem 79 andares.






















4. KK100, China – A cidade de Shenzhen ganhou arranha-céu de 441 metros, o maior do local e também o mais alto já feito por uma construtora inglesa, a Terry Farrell and Partners. O prédio tem 100 andares ocupados por um shopping, escritórios e hotel. O formato foi inspirado em uma fonte, que representa riqueza e prosperidade.

















5. Victoria Tower, Suécia – O único arranha-céu da Europa na lista fica em Estocolmo. Projetado pelo escritório de arquitetura sueco Wingardh, a fachada foi feita com painéis triangulares de vidro de diferentes cores, que dão aspecto irregular. São 117 metros e 34 andares, ocupados por um hotel e escritórios.






















6. Great American Tower, Estados Unidos – O arranha-céu tem uma estrutura no topo que foi inspirada em uma tiara usada pela princesa Diana. O prédio fica em Cincinnati e foi feito pelo escritório de arquitetura Hellmuth, Obata e Kassabaum. São 202 metros e 41 andares.





















7. F&F Tower, Panamá – O design em espiral espelhado chamou a atenção dos juízes. O prédio comercial na Cidade do Panamá foi projetado pelo arquiteto Pinzón Lozano. São 242 metros e 52 andares, sendo que os 13 primeiros funcionam como estacionamento.


















8. Northeast Asia Trade Tower, Coreia do Sul – O prédio mais alto do país fica em Incheon, na região metropolitana da capital Seul. São 308 metros e 68 andares, que funcionam como hotel eapartamentos residenciais. Projeto do escritório de arquitetura Kohn Pederson Fox.


















9. Reflections at Keppel Bay, Singapura – O arquiteto polonês Daniel Libeskin projetou um complexo com seis arranha-céus e onze prédios menores. No total, são 1.129 apartamentosresidenciais. O maior deles fica na cobertura mais alta e tem 13.300 metros quadrados, distribuídos em três andares.




















10. Tianjin Global Financial Center, China – A cidade de Tianjin ganhou o maior prédio do mundo com estrutura somente de aço. São 336 metros e 72 andares com finalidade comercial. A fachada de vidro faz homenagem à tradicional arte com papel chinesa. Projeto do escritório de arquitetura americano Skidmore, Owings and Merrill.













I ai, pessoal? Curtiram?? Eu amei. Cada um mais lindo que o outro né? É tão bom saber que o homem tem capacidade de fazer coisas tão belas, criativas e impressionantes... É uma pena que nem todos utilizem sua inteligência para praticar o belo!

Beijos,

Tacy.

A fonte desse post é da Revista Zap Imoveis

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Eu moraria em Esqueceram de mim...

Quem tem seus vinte e poucos anos irá adorar, como eu, o post de hoje, afinal a série de filmes Esqueceram de mim fez parte de nossa infância! Quem não adorava as aventuras de Macaulay Culkin, naquele belo casarão, depois que a família toda viajava  e esquecia dele lá? Eu me amarrava em tudo que ele armava para "derrotar  os bandidos!


O bom mesmo foi saber que o cenário do filme não foi cinematográfico, foi real. Si, o filme foi gravado em um belo casarão, em Chicago, de 4 quartos, sótão, porão, tijolos vermelhos, construído nos anos 20 e que vale 1,5 milhão de dólares.






Quem não moraria aí né? Eu fiquei encantada e moraria aí fácil fácil! Vocês também curtiram os detalhes da casa? Essa escada imponente, o balcão central na cozinha (amo cozinhas americanas), essa sala de estar vermelha? Amei tudo!

Beijos,


Tacy.

Ps: Saiba mais na Revista Zap Imoveis
© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall