danca
Mostrando postagens com marcador danca. Mostrar todas as postagens

sábado, 14 de julho de 2012

Forró invadindo o mundo!!!

Hello, amores. Adoro culturas locais e ver as culturas chegando em outras localidades. O forró, estilo musical rico, forte e muito presente aqui no Nordeste, está invadindo o verão nova iorquino!!! Uma festa de forró no Botequim Miss Favela Brazilian, em Williamsburg, no Brooklyn, tem atraído a atenção dos nova iorquinos, que acham esta música nova e exótica, mas dançável num estilo antigo.

É o Brasil alegrando outros povos. Adoro isso!! Obviamente, o centenário de Luiz Gonzaga está contribuindo bastante para essa disseminação e valorização deste ritmo musical que é maravilhoso. Tá, eu sou suspeita de falar, afinal, forró é coisa que está em minha veia!!



Fonte: O Globo

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Viva São João!!!

Hello, meninas!!!

Tudo bem? Por aqui tudo ótimo, afinal chegou, para mim, a melhor festa do ano - São João!!! Essa festa é tradição e cultura aqui do Nordeste!!! Muito conhecida por festas juninas, pois em alguns estados, como Sergipe, Paraíba e Pernambuco, as festas começam no dia 01 de junho e termina no dia 30. Isso mesmo!! Um mês inteiro de forró e comidas e bebidas típicas!!! Amamos!! Aqui na Bahia, há a comemoração do São João e do São Pedro.

São João é dia 24/06 e no dia 23 é comemorado a véspera de São João e o dia da fogueira. São Pedro é comemorado no dia 29/06. 


No São João, como durante todo o mês de junho na Paraíba, em Sergipe e em Pernambuco, há muito forró (tradição da festa junina), apresentação de quadrilhas e muitas comidas e bebidas típicas: canjica, amendoim, bolo de aipim, bolo de carimã, bolinha de jenipapo e o tradicional licor. Aqui na Bahia, algumas cidades comemoram o São João e outras comemoram o São Pedro. Já é tradição haver forró fechado, durante o dia, como: Forró do Piu-Piu (Amargosa), Arraiá Cerveja e Cia (Santo Antônio de Jesus), Forró do Bosque (Cruz das Almas), Forró da Margarida (Jequié), Forró do Sfrega (Senhor do Bonfim), Forró do Tico Mia e Braga Light (Ibicuí), Forró Coffe, o melhor do São Pedro (Itiruçu).

As crianças tocam os fogos juninos (chuvinha, estrelinha, cobrinha, bombinha, traque de massa, vulcão) e, algumas cidades tem a tradicional Guerra de Espadas. Em Cruz das Almas, por exemplo, ocorre no São João e, em Castro Alves, no São Pedro. Senhor do Bonfim também tem essa tradição. A espada é um tipo de fogo de artifício e, quando acesa, é linda. Obviamente, todo fogo de artifício tem seu perigo.



O clima nesse período é o melhor possível. As pessoas ficam numa animação que só existe aqui e nesse momento. O ar fica diferente, os encontros são ótimos. Tudo muito lindo. Amo esse clima junino. Feliz São João, minha gente!!!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Aonde você irá passar o carnaval??

Carnaval, maior festa de rua do mundo que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval", também conhecida como festa da carne.

 Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. 

O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como NiceNova OrleansToronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São PauloTóquio e Helsinque, capital da Finlândia.



E o carnaval aqui no Brasil???

O carnaval chegou aqui por volta do século XVII. No século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

As principais cidades carnavalescas daqui são: Salvador, Rio de Janeiro, Olinda e Ouro Preto.

  • Carnaval de Salvador - É um dos mais tradicionais e animados do país. Uma multidão de foliões saem as ruas nos seis dias de festa (começa na quinta e termina na terça). É também uma grande manifestação popular e cultural, pois reúne uma grande diversidade de estilos, manifestações artísticas e ritmos musicais.  Predomina o Axé Music (gênero musical surgiu da união entre o afoxé, maracatu, forró e frevo. O axé espalhou-se pelo Brasil com o sucesso musical de cantoras como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Cláudia Leitte). Ele ocorre em três circuitos: Osmar (Avenida), Batatinha (região do centro histórico) e Dodô (Barra-Ondina). É marcado pelo desfile dos blocos afros e afoxés (dança-cortejo ligada ao candomblé, acontece geralmente na época do carnaval. Resgata os principais aspectos rítmicos, linguísticos e religiosos da cultura africana) e conta, também e principalmente, com a participação de blocos de trio (blocos marcados pelos famosos abadás e que seguem o trio elétrico -  estrutura musical (sonorização, palco) montada em cima de grandes caminhões). Os trios percorrem as ruas de Salvador arrastando com muita animação milhões de foliões. Os foliões podem aproveitar essa festa linda nos blocos (Cerveja&Cia, Coruja, EVA, Cheiro, Camaleão, Banana Coral, Nana Banana, Voa-Voa, No Outro, Crocodilo, Côco-Bambu, Me Ama, Me Abraça, Balada, Yes, Inter, Timbalada, entre outros), nos camarotes (Salvador, Cerveja&Cia, Skol, Gueto Square, Camarote do Nana, Planeta Band, Oceania, Harém, Axezeiro, entre outros) e pode curtir na famosa pipoca (o folião fica nas ruas da festa assistindo a passagem dos trios). Grandes nomes da música baiana e brasileira são encarregados de puxar os trios elétricos (Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Asa de Águia etc).


  • Carnaval do Rio De Janeiro - É o carnaval mais conhecido no mundo, tanto que está no Guiness Book como o maior carnaval do mundo.  O auge da festa é o desfile do grupo especial na Marquês de Sapucaí, onde diversas escolas de Samba disputam entre si o título de Campeã do Carnaval. Samba, cores vivas, fantasias esplêndidas e mulheres bonitas são os principais ingredientes desta disputa grandiosa. A festa carnavalesca e o samba, seriam as bases para a formulação das Escolas de Samba..  Tratados, inicialmente, como uma espécie de curiosidade "folclórica", esses grupos foram, pouco a pouco, cativando a sociedade carioca com seu ritmo marcado, com a sonoridade inesperada de suas cabrochas e com os temas populares de suas letras. No sambódromo, os foliões podem assistir aos tradicionais desfiles nas arquibancadas e, também, nos camarotes dos patrocinadores.


  • Carnaval de Olinda -  Bastante conhecido por causa dos desfiles dos bonecos gigantes, tradição que surgiu no começo da década de 1930. Foi no ano de 1932 que o boneco "Homem da Meia-Noite" foi pela primeira vez para as ruas da cidade animar o carnaval. Confeccionados de madeira, papel e tecidos, estes bonecos são conduzidos pelas ruas da cidade, animando os foliões. Estes bonecos são representações de importantes personalidades históricas do Brasil e do mundo. Políticos, músicos, atletas e artistas famosos são transformados, com muito talento e arte, nestes lindos símbolos do carnaval olindense.  Os desfiles de rua são animados com muito samba e frevo. Embora surgido no Recife, o frevo já faz parte do carnaval de Olinda há várias décadas. É o frevo que anima e contagia os foliões pelas ruas e ladeiras da Cidade Alta. Todos os carnavais mais de um milhão de foliões participam da festa popular. São aproximadamente 500 grupos carnavalescos que desfilam pelas ruas, principalmente do centro velho de Olinda. Além dos clubes carnavalescos, saem às ruas clubes de frevos, blocos, maracatus, troças, afoxés e caboclinhos.


  • Carnaval de Ouro Preto -  É o carnaval mais tradicional de Minas Gerais e conta com a participação de diversos blocos carnavalescos organizados que sobem as ladeiras da cidade, se reunindo na Praça TiradentesOuro Preto conta com o mais antigo bloco carnavalesco do Brasil - "O Zé Pereira dos Lacaios", fundado no ano de 1867, que com seus catitões (bonecos gigantes) animam a festa.


O bom de tudo isso, também, é que há temas para os carnavais. Em Salvador, cada ano há um tema para o carnaval. No Rio, cada Escola escolhe o tema de seu desfile. 

E vocês?? Com tantas opções, aonde vão passar o carnaval??

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

E viva o frevo!!!

Gente, o frevo faz 105 anos. É um ritmo musical e uma dança brasileiros com origens no estado de Pernambuco, entre os anos 1910 e 1911, misturando marcha (uma marchinha bem acelerada)maxixe e elementos da capoeira e, ao contrário de outras músicas carnavalescas, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto a multidão se diverte dançando.  





A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo que pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo possui mais de 120 passos catalogados. 

Apesar de parecerem simples ao olhar, os passos do frevo são bem complicados, pois, esta dança inclui: gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados. Para complementar a beleza da dança, os dançarinos usam uma sombrinha ou guarda-chuva aberto enquanto dançam.  



O frevo é muito visto e 'cultuado' durante o carnaval pernambucano e o Galo da Madrugada é um bloco carnavalesco que preserva as tradições locais. Eles tocam ritmos pernambucanos e desfilam sem cordões de isolamento. O desfile do galo da madrugada é um dos momentos para se ouvir e se dançar frevo no carnaval. No Galo da Madrugada os foliões também têm a oportunidade de conhecer novos intérpretes de Frevo de Pernambuco como: SpokFrevo Orquestra, Alceu Valença, Claudionor Germano,Gustavo TravassosAlmir RoucheNena QueirogaAndré Rio, entre muitos outros que fazem a voz do frevo contemporâneo acontecer nas Ruas do Recife.


Na década de 30 surgiu a divisão do frevo em 3 tipos:
  • Frevo-de-rua -  frevo tocado por orquestra instrumental, sem adição de nenhuma voz cancionando.
  • Frevo-canção -  tem uma introdução orquestral e andamento melódico, típico dos frevos-de-rua.
  • Frevo-de-bloco -  executado por orquestra de pau e cordas (geralmente composta por violões, cavaquinhos, banjos, bandolins, violinos, além de instrumento de sopro e percussão). É chamado pelos compositores mais tradicionais de "marcha-de-bloco".



O frevo é uma dança linda e bastante colorida! Viva os 105 anos do frevo e viva essa nossa cultura diversificada e folclórica. Eu amo essas diferentes culturas do nosso Brasil!!

E vocês?? Gostaram de conhecer o frevo???

Beijinhos e até mais, Tacyanne
© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall