sexta-feira, 22 de junho de 2012

Viva São João!!!

Hello, meninas!!!

Tudo bem? Por aqui tudo ótimo, afinal chegou, para mim, a melhor festa do ano - São João!!! Essa festa é tradição e cultura aqui do Nordeste!!! Muito conhecida por festas juninas, pois em alguns estados, como Sergipe, Paraíba e Pernambuco, as festas começam no dia 01 de junho e termina no dia 30. Isso mesmo!! Um mês inteiro de forró e comidas e bebidas típicas!!! Amamos!! Aqui na Bahia, há a comemoração do São João e do São Pedro.

São João é dia 24/06 e no dia 23 é comemorado a véspera de São João e o dia da fogueira. São Pedro é comemorado no dia 29/06. 


No São João, como durante todo o mês de junho na Paraíba, em Sergipe e em Pernambuco, há muito forró (tradição da festa junina), apresentação de quadrilhas e muitas comidas e bebidas típicas: canjica, amendoim, bolo de aipim, bolo de carimã, bolinha de jenipapo e o tradicional licor. Aqui na Bahia, algumas cidades comemoram o São João e outras comemoram o São Pedro. Já é tradição haver forró fechado, durante o dia, como: Forró do Piu-Piu (Amargosa), Arraiá Cerveja e Cia (Santo Antônio de Jesus), Forró do Bosque (Cruz das Almas), Forró da Margarida (Jequié), Forró do Sfrega (Senhor do Bonfim), Forró do Tico Mia e Braga Light (Ibicuí), Forró Coffe, o melhor do São Pedro (Itiruçu).

As crianças tocam os fogos juninos (chuvinha, estrelinha, cobrinha, bombinha, traque de massa, vulcão) e, algumas cidades tem a tradicional Guerra de Espadas. Em Cruz das Almas, por exemplo, ocorre no São João e, em Castro Alves, no São Pedro. Senhor do Bonfim também tem essa tradição. A espada é um tipo de fogo de artifício e, quando acesa, é linda. Obviamente, todo fogo de artifício tem seu perigo.



O clima nesse período é o melhor possível. As pessoas ficam numa animação que só existe aqui e nesse momento. O ar fica diferente, os encontros são ótimos. Tudo muito lindo. Amo esse clima junino. Feliz São João, minha gente!!!

2 comentários

  1. eu adoro festas de são João! apesar daqui na minha cidade as quadrilhas não ser no dia de são joão! adoro as comidas, bebidas. . .

    Visita
    http://vidasuperpink.blogspot.com.br

    Tem sorteio não deixe de participar !

    Mega Beijo:*

    ResponderExcluir
  2. OI, Giane. Eu amo esse período!!! Amo demais!!! Obrigada pela visita!!! Hahha. bjs
    :a

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall