segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

E viva o frevo!!!

Gente, o frevo faz 105 anos. É um ritmo musical e uma dança brasileiros com origens no estado de Pernambuco, entre os anos 1910 e 1911, misturando marcha (uma marchinha bem acelerada)maxixe e elementos da capoeira e, ao contrário de outras músicas carnavalescas, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto a multidão se diverte dançando.  





A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo que pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo possui mais de 120 passos catalogados. 

Apesar de parecerem simples ao olhar, os passos do frevo são bem complicados, pois, esta dança inclui: gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados. Para complementar a beleza da dança, os dançarinos usam uma sombrinha ou guarda-chuva aberto enquanto dançam.  



O frevo é muito visto e 'cultuado' durante o carnaval pernambucano e o Galo da Madrugada é um bloco carnavalesco que preserva as tradições locais. Eles tocam ritmos pernambucanos e desfilam sem cordões de isolamento. O desfile do galo da madrugada é um dos momentos para se ouvir e se dançar frevo no carnaval. No Galo da Madrugada os foliões também têm a oportunidade de conhecer novos intérpretes de Frevo de Pernambuco como: SpokFrevo Orquestra, Alceu Valença, Claudionor Germano,Gustavo TravassosAlmir RoucheNena QueirogaAndré Rio, entre muitos outros que fazem a voz do frevo contemporâneo acontecer nas Ruas do Recife.


Na década de 30 surgiu a divisão do frevo em 3 tipos:
  • Frevo-de-rua -  frevo tocado por orquestra instrumental, sem adição de nenhuma voz cancionando.
  • Frevo-canção -  tem uma introdução orquestral e andamento melódico, típico dos frevos-de-rua.
  • Frevo-de-bloco -  executado por orquestra de pau e cordas (geralmente composta por violões, cavaquinhos, banjos, bandolins, violinos, além de instrumento de sopro e percussão). É chamado pelos compositores mais tradicionais de "marcha-de-bloco".



O frevo é uma dança linda e bastante colorida! Viva os 105 anos do frevo e viva essa nossa cultura diversificada e folclórica. Eu amo essas diferentes culturas do nosso Brasil!!

E vocês?? Gostaram de conhecer o frevo???

Beijinhos e até mais, Tacyanne

Nenhum comentário

Postar um comentário

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall