domingo, 4 de agosto de 2013

[Intercâmbio] Como funciona a inscrição no Ciência sem Fronteiras

Geeeeeeeeeeente, como estão?

Mil perdões por esse mês de julho ter sido tão ausente. Como falei aqui no blog, eu vou fazer intercâmbio! Viajo no final desse mês (dia 28) e estou numa correria só: 1) tenho que adiantar todas as minhas atividades acadêmicas para poder terminar meu semestre (período) antes da viagem, além de estar providenciando todos os preparativos da viagem (sem contar os bota-foras né?).

Como funciona esse intercâmbio? Esse é um programa de bolsas de estudo (Ciência sem Fronteiras) que leva, a muitos alunos brasileiros, a oportunidade de estudar nas melhores universidades do mundo, ter conhecimento de culturas e hábitos novos! Sempre quis fazer intercâmbio em minha vida. É uma experiência riquíssima (para nos conhecermos, para nos enriquecermos e melhorarmos nosso currículo, claro. Isso tudo junto faz com que possamos adquirir o que há de bom no mundo e trazermos para cá pro Brasil. Eu acredito nisso!).

O processo começa com a abertura do edital no site (CsF). Você se inscreve, a sua Universidade (precisa ser "parceira" do programa) homologa sua candidatura. A homologação é o primeiro passo para a continuidade no processo e isso varia de Universidade para Universidade. A minha (UFBA) exige Coeficiente de Rendimento a partir de 6,0. Iniciação Científica, Premiação também ajudam (eu não tenho nada disso e vou, graças a Deus! Hahaha). E, principalmente, é preciso ter ENEM.O Enem é pré-requisito para participar dos Editais de agora. Se você tiver Enem a partir de 2009 e com notas a partir de 600, se joga! Outro pré-requisito importante: você deve ter feito no mínimo 20% do seu curso e, no máximo, 90%. É importante LER O EDITAL. Muita gente fica perdida, porque não lê e há informações que podem ser conseguidas lá.


No momento da inscrição, tenha seu histórico escolar (o histórico da faculdade) "em mãos". Vai ser preciso anexar no site. Se você não tem Curriculo Lattes será preciso criar. Esse é o currículo dos cientistas! Hahahaha. Além disso, é necessário o teste de proficiência. O teste de proficiência você faz nas escolas de idioma e é por sua conta o pagamento dele, mas não custa nada você tentar fazer pela sua Universidade (tem gente que consegue hein?). Nem todo mundo tem o teste de proficiência no ato da inscrição e, geralmente, o prazo para anexar este documento é prorrogado. Feito isso, pronto! Agora é a aguardar o próximo passo - homologação. 

Durante esse período de inscrição e espera da homologação, garanta logo seu PASSAPORTE (caso ainda não tenha e ele precisa cobrir todo o peíodo de tempo que você ficará fora), pois serão pedidos dados dele na próxima etapa. Para saber como proceder para fazer seu passaporte, é só obter informações no site da Polícia Federal. ATÉ AQUI, O PROCESSO É COMUM PARA TODOS OS ESTUDANTES DE TODOS OS PAÍSES. E são duas etapas: 1) inscrição e 2) homologação.

No próximo post falarei sobre a 3ª etapa: envio de documentos ao parceiro (candidatura às universidades).

Beijinhos,

Tacy.

4 comentários


  1. Excelente iniciativa desse Radar Mexeriqueiro em compartilhar uma informação tão importante. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Esse INTERCÂMBIO (CSF) é um show de sucesso! Com certeza, todos(as) os(as) alunos(as) que passaram, estão passando ou passarão por essa experiência não serão mais os mesmos.Essa troca de conhecimento, cultura e hábitos são de grande valia, muito enriquecedor para esses/essas jovens que procuram aprimorar mais o seu saber, e assim aplicar no nosso Brasil. Oportunidade única que deve ser abraçada.

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall