segunda-feira, 5 de agosto de 2013

[Intercâmbio] Como funciona a inscrição no Ciência sem Fronteiras #2

Hello, pessoal. Dando continuidade sobre o processo de inscrição no Ciência sem Fronteiras... (o primeiro post sobre isso você pode vê aqui).

Depois que sua Uni homologa, sua candidatura foi enviada para o país o qual você deseja intercambiar. O meu caso é o Canadá e lá há três parceiros: CALDO, CBIE e ACCC. O meu parceiro é o CBIE e, após a homologação, recebemos um email pedindo nossos dados do passaporte (além de enviar o scan dele), precisamos assinar um termo de compromisso (e enviar o scan), enviar o histórico traduzido (pode ser juramentado ou certificado pela sua universidade) e escolher três universidades que temos preferência de estudar. 


Mais um momento de desespero. Gente, é  muita universidade top! Não sabia qual escolher, mas escolhi: University of Toronto. University Western Ontario e University of Guelph. É importante a sua ordem de opção, pois sua candidatura é enviada por ordem de preferência, por exemplo: o CBIE envia sua candidatura para a U of T (minha primeira opção) e, caso ela não te aceite, o CBIE envia sua candidatura para WO (minha segunda opção). Se a sua 2ª opção, também não te aceitar, sua candidatura será enviada para sua 3ª opção. Se a sua última opção não te aceitar, não se desespere! Eles tentam te alocar em uma outra Universidade. Muita gente está lá no Canadá em uma Uni que não era sua opção. Graças a Deus, "Mãe Toronto" me quer! Hahahhaha \o/

Como escolher suas opções de universidades? Bem, aí depende do que você quer e de qual curso faz né? Eu faço Odonto e não poderei clinicar lá (os outros cursos da saúde funcionam assim também), mas escolhi universidades que têm boa referência em Odonto e na área da Saúde e que sejam muito TOP (essa foi minha primeira referencia). Minha segunda referência foi a cidade. Sim, acredito que o fator cidade seja muito importante: 1) tinha que ser uma cidade legal, 2) não poderia ser muito no Norte (quanto mais no Norte mais frio hein?). É necessário pensar também no ponto de corte do teste de prociência, pois quanto melhor e mais concorrida for a Universidade, maior será o ponto de corte né? Por ex: U of T, UBC, McGill (as três melhores unis do Canadá) são mais exigentes com a proficiência, certo? Avaliam na escolha, também, o coeficiente de rendimento. Algumas não aceitam reprovação. Sei que a U of T aceita, mas há limites! Rs.


Tacyanne, seu eu não alcançar a nota mínima exigida na proficiência, eu serei desclassificada (o)? Depende. O CALDO já recusou gente (não se está recusando ainda), mas com o CBIE (é uma mãe <3, hahaha), você fará um curso de inglês ESL (antes ou durante a graduação) até atingir a nota mínima exigida. O tempo de curso varia do quão próxima, da nota mínima, foi sua nota no teste. Quanto mais próxima, menor o tempo de curso.

Depois dessas três etapas:
  1. Inscrição
  2. Homologação
  3. Envio de documentos ao parceiro (candidatura às universidades)
é só aguardar. Essa é a espera mais agonizante. Temos que esperar um email da universidade que nos escolheu. E demora viu, gente? Demora porque depende de vários fatores: agilidade da Universidade, quantidade de candidaturas que ela recebeu (se muitas, mais demorada a resposta) e o fato de passar de opção em opção. Se só sua 3ª opção te aceitou ou então nenhuma delas e o CBIE tem que procurar alguma outra Universidade.. Demora!

Uma coisa que você vai aprender durante esse processo é a ter PACIÊNCIA. Gente, para vocês terem uma ideia eu entrei no edital que abriu no final do ano passado (2012) e o resultado final só saiu mês passado (julho)! Haja paciência, hein?

Beijinhos,

Tacy.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall