domingo, 10 de abril de 2016

Qual o valor de uma amizade?

Às vezes me pergunto, e muitas vezes, qual o valor de uma amizade. Sim, porque as pessoas são muito individualistas, egocêntricas (para não dizer mau caráter). É uma 'coisa' esse negócio de primeiro eu, segundo eu, terceiro eu. A gente nunca sabe quando alguém é simplesmente verdadeiro, te gosta de verdade e valoriza tua amizade, carinho e companheirismo. 

Hoje, pensa-se muito em popularidade. Principalmente, com as redes sociais em que ter um número super hiper grande de amigos, significa conhecer muita gente, ser querido, ser popular. 

Quem disse isso? Quem é assim, se a gente for olhar, lá no no fundo, só fala com 10 pessoas do seu ciclo de amigos da rede. Tá. E daí?... E daí, que as relações estão ficando cada vez mais finas, estreitas, cruas, distantes ... As pessoas não querem ter alguém para ser sincero e te dizer na tua cara que você errou, mas se a pessoa é falsa e não diz com sinceridade que aquilo estava e errado e pronto,  é só elogios... 


Ahhh.. O ego!! O super ego... O super do super ego! Como nós seres humanos somos vaidosos né? Adoramos um elogio, uma concordância, estar sempre certo... Mas tem gente que ultrapassa todos os limites, porque, para mim, gostar de ser bajulado é o cúmulo do ápice do super ego. Tem gente que só quer bajulação, que as pessoas estejam ao seu lado, sigam suas opinões e pensamentos. E o que essa pessoa da em troca nessa relação? Nada. Para mim, amizade é uma troca, uma relação mútua e as pessoas convivem, se suportam, se ajudam e crescem juntas. 

E quando você tem aquele tipo de amizade que nasceu de uma fofoca? Uma pessoa que se aproximou de você para te jogar contra uma outra pessoa? E você nem consegue perceber? Será que esse tipo de relacionamento é verdadeiro mesmo para você? Que tipo de relação é essa que cresce baseada em invejar e criticar outra pessoa? Pare e reflita: qual o tipo de relação que estou tendo com meus amigos? Com meus pais, meu namorado(a), meus familiares? 

Para mim, uma amizade/relação só tem valor quando ela é verdadeira, equilibrada, honesta, respeitosa e mútua. Esse negócio de um fazer mais pelo outro não dá muito certo comigo não, acho muito tóxico e nocivo.

Mas quem sou eu pra falar! Freud explica!!! E por falar nele, melhor eu sair e ir dá uma lida em um livro de psicologia, quem sabe assim eu entenda um pouco a humanidade e sua mente, coisa que eu acho difícil. Isso só para Freud, Platão, Sócrates, Aristóteles, Lévi-Strauss, Bauman, Potter, Nietzsche....

Beijinhos,

Tacy.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall