segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Vale a pena fazer intercambio?

O bom de ter blog e falar de minhas experiências pessoais é poder reler os posts e relembrar aqueles momentos maravilhosos. Meu intercâmbio no Canadá foi um desses momentos e, por mais que eu não tenha vindo aqui com frequência (na época), reler os posts, sobre este momento mágico e maravilhoso em minha vida, me dá certa nostalgia e saudade. Tanta saudade que chega até ser doloroso. 


E as pessoas que querem saber como foi o período lá, como foi aprender inglês, como foi a experiência acadêmica, sempre me perguntam se eu gostei ou tentam (indiretamente) me perguntar se eu me arrependi. 


Hahahahahha.

E, claro, que não!

O intercâmbio, até agora, foi a escolha mais acertada da minha vida!



E mesmo a gente perdendo algumas coisas (estar longe de quem amamos - minha mãe e irmã), a gente ganha muito. Uma vida! No meu caso, que fiquei 1 ano e 4 meses em Toronto, eu não vivi 1 ano e 4 meses de uma vida, mas eu vivi uma vida em 1 ano e 4 meses. Diferente da vida rotineira que temos em nosso próprio país, viver fora do seu país de origem é uma nova descoberta a cada dia e, ainda assim, não conseguimos viver tudo que se é oferecido lá.




É bem clichê, eu sei, mas é inevitável não dizer o quanto a gente amadurece e se torna uma pessoa melhor. Viver com diferentes pessoas do mundo e culturas totalmente opostas à nossa, nos faz mais tolerantes e respeitosos.



E a gente aprende que temos apenas uma vida pra viver e a chance é naquele momento. Nada de nos preocupar e criticar o modo como o outro vive ou as escolhas que esse outro faz. Viver sua própria vida, sem cuidar da vida alheia é uma lição e tanto. Além de não perder tempo because life is too short.

Se abrir pro mundo, pro diferente, se permitir... 

Cuidar da própria vida, dinheiro, saúde e resolver seus próprios problemas te faz uma pessoa mais madura. Sem essa de correr para o telefone e chorar para a mãe ou um outro alguém. Nossa primeira opção é ver as possibilidades de resolução dos problemas e tentar solucioná-los. E com isso, a gente se torna mais forte! 


Para os pessimistas e invejosos que dizem que é perda de tempo e gasto de dinheiro, o intercâmbio faz a pessoa perder muito mesmo! Perder o medo (o medo do julgamento, do novo, do desconhecido), perder a fraqueza, perder o preconceito, perder o comodismo, perder mais um ano comum em sua vida, perder a rotina, perder a mesmice, perder as reclamações, perder o sentimento de perda, se perder pelas ruas e se perder pelo mundo!

Se depois de tudo isso, você acha que não vale a pena fazer um intercâmbio, eu não sei mais como te convencer. Hahaha. ;) 

Intercâmbio é a melhor época da vida. A parte dolorosa do intercâmbio é voltar para casa e ficar apenas com as lembranças, pois como disse Harla Coben:


"Lembranças machucam. As boas, mais ainda."

4 comentários

  1. Oiii Tacy!
    Uma das melhores coisas em ter um blog é poder eternizar momentos e sentimentos através de nossos posts né ?!
    Eu quero muito poder fazer intercambio um dia. Parabéns pela sua coragem e atitude, é realmente difícil imaginar, quanto mais viver em meio a uma cultura tão diferente da nossa. Longe de casa, dos familiares, do nosso país. Mas tbm é algo maravilhosamente incrível, é se redescobrir, amadurecer!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Thai. Tudo que vc é a mais pura verdade. E eu espero que vc consiga realizar o seu sonho. Será uma experiência única e maravilhosa em sua vida. Sem dúvidas, será uma de suas melhores escolhas. Bjs

      Excluir
  2. Isso mesmo machucar mas temos que crescer uma hora mesmo
    Amei as fotos Canadá tem lugares belíssimo
    Beijokas

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall