sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Lençóis Maranhenses #3


Depois de falar um pouco sobre os Lençóis e de como chegar e onde se hospedar, hoje trago os passeios/atrações pra se fazer em Barreirinhas e conhecer os Lençóis. Acredito que os principais passeios são para os Grandes Lençóis e o passeio pelo Rio Preguiças (que envolve os Pequenos Lençóis), mas bater perna pra conhecer a história e a cultura da cidade, ao meu ver, deve ser parte do roteiro também. 


* Passeio às dunas dos Lençóis Maranhenses - Esse é o principal passeio, pois é onde se conhece mesmo os Lençóis Maranhenses com suas dunas e lagoas e é o principal motivo de   as pessoas viajarem para lá para Barreirinhas. 



Para chegar até os Lençóis, é preciso fechar o pacote com uma empresa de turismo (existem várias pela cidade). Nós fechamos com uma das duas empresas que tinha no hotel que estávamos hospedada (a agência ficava lá mesmo) e paga,os R$50,00 por pessoa. Esse valor inclui o trajeto até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o retorno até o hotel. O ideal é ir com uma agência, pois não se consegue chegar lá em carros de passeio (só em 4x4) e não existe placa para direcionar o caminho, então só o pessoal de lá mesmo, que já está acostumado, que sabe o caminho.
Imagem: Viaje Aqui

Não se pode entrar lá no Parque dos Lençóis com comida e bebida alcóolica (existe policiamento pra isso), só é permitido água e o pessoal da agência, no trajeto até o parque dos lençóis para em um lugar para compra de água.

Os passeios são feitos em um turno: manhã ou tarde. Recomendo ir pela tarde, porque o pôr do sol é surreal. Maravilhoso. Lindo. Deslumbrante. Lá, é possível visitar algumas lagoas e isso depende do período do ano e qual lagoa está cheia. Eu conheci as lagoas Bonita, Azul e da Preguiça e é tudo muito lindo e maravilhoso.



É um contato com a natureza que é deslumbrante, uma paz, um silêncio e, pasmem, a areia lá não aquece com o sol. Gerente, que coisa surreal né? Nunca vi isso da areia não aquecer, mas lá não esquenta e a gente anda descalço mesmo. E se preparem pra subir e descer dunas. As vezes essa atividade fica meio boring, mas o contato com a natureza e o pôr do sol supera tudo. Eu não consegui nem contar quantas vezes agradeci a Deus por ter tido essa oportunidade de ter contato com essa criação divina. <3


* Passeio pelo Rio Preguiças (Vassouras, Caburé, Mandacaru) - Esse é um passeio mais diversificado, com 3 pontos de parada e leva 1 dia inteiro pra fazer. Pode ser feito com agência de turismo ou através de lancha particular. Eu não sei quanto custa por agência, pois tive a outra experiência, mas vi que os barcos utilizados pelas agências são bem organizados (como na foto abaixo). 
Imagem: Portal São Luis do Maranhão

O passeio é pelo rio que banha a região e a primeira parada é em Vassouras, na beira do rio, onde a gente para em uma barraca pra tomar um água de côco, ver/comprar artesanato e ver os macaquinhos que têm por lá.

A segunda parada é em Caburé que é o ponto de parada para almoço de todos os turistas. As vezes a primeira barraca já está muito cheia (como foi no meu caso) e aí você precisa voltar pra lancha e ir um pouco mais adiante, em Caburé ainda. A Praia do Caburé não é  só famosa pela boa culinária (e bota boa nisso. Comi um peixe lá que foi, simplesmente, di-vi-no!), mas por ser o local de encontro do rio com o mar e, também, por ser onde você pode fazer um passeio de quadriciclo pela região e esse passeio é muito bom. Adorei.


A última parada é em Mandacaru que é onde fica localizado o famoso Farol de Mandacaru, onde lá de cima dá para se ter uma vista panorâmica da região. Eu fui até o farol, mas infelizmente não subi, porque a fila estava MUITO grande pra entrar e não quisemos esperar.



*Passeio pela Beira Rio - Beira Rio é a orla de Barreirinhas, lugar onde ficam localizados vários restaurantes (MUITOS!) e algumas lojas de artesanato. Vale uma visita durante o dia, mas, principalmente, à noite (especialmente nos fins de semana), pois é quando os restaurantes estão lotados e tem muita gente e movimento. Lá tem restaurantes para todos os gostos e bolsos e lojinhas para comprar souvenir.



PS: Eu sei que o post ficou gigaaaaaante, mas é que foi super difícil selecionar as fotos! ;)
Beijos,

Tacy.



2 comentários

  1. Olá!
    Li em outros lugares que Barreirinhas é uma cidade pequena. Você sabe dizer se os estabelecimentos aceitam cartões de crédito/débito ou somente a vista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceitam cartões sim. Todos os restaurantes que fui aceitavam cartões (credito ou debito). Acho que pelo fato do turismo ser intenso por causa dos lençóis, há esse desenvolvimento mesmo sendo uma cidade pequena. Bjs

      Excluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall