segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Lençóis Maranhenses #1

Eu falei nesse post aqui que iria tirar um tempo para relaxar = It is time to rest. E falei nesse outro post aqui que já tinha voltado dessas mini férias que foram maravilhosas. Só tenho que agradecer a Deus e a algumas pessoas especiais por esse momento incrível de relaxamento, diversão, risadas e paz. Thank God!


Pois é, eu fui ali conhecer os Lençóis Maranhenses, um dos cartões postais mais famosos do nosso Brasil, e é sobre ele que eu vou falar nos próximos posts. Nesse primeiro post falarei sobre a história e características do local e nos próximos falarei sobre como chegar, onde se hospedar, onde comer e o que fazer. 



Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (como o próprio nome já diz) fica no estado do Maranhão e tem uma área tão grande (155 mil hectares) que abrange quatro cidades do estado: Humberto Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, sendo que Barreirinhas é o principal portão de entrada para o  Lençóis Maranhenses.



Os lençóis ficam às margens do Rio Preguiças, o qual é responsável por dividí-los/separá-los em Pequenos Lençóis e Grandes Lençóis. Os Grandes Lençóis são formados pelas imensas dunas e lagoas. Os Pequenos Lençóis possuem dunas menores e uma diversidade maior por contar com a presença do rio, mar e do mangue.

Os Lençóis, formados por milhares de dunas (algumas chegam até a 40m, mas algumas outras pessoas dizem que podem chegar até 50m) lembram um deserto e foi "construído" por ação da própria natureza. As correntes marítimas conduzem os grãos até as praias desertas de certa parte do litoral maranhense. O vento incessante (que sopra mais forte entre os meses de agosto e novembro) formam esse conjunto de dunas conhecido como Lençóis Maranhenses.


Como lá nos lençóis chove 300 vezes mais do que no Deserto do Saara, por exemplo, há formação de lagoas com água cristalina que varia entre tons de verde e azul (às vezes tem até peixes). A tonalidade da água das lagoas depende da época do ano, bem como o fato de elas estarem cheias ou mais secas. Dizem que a formação dessas lagoas la no meio dos lençóis é um raro fenômeno geológico. E que sorte a nossa de ter essa beleza natural em nossas terras não é mesmo?

Ah! Se programar sua viagem para os Lençóis, não esqueça de ir entre os meses de Junho e Agosto, pois é o período em que as lagoas estão mais cheias (passível de banho) e, portanto, seu passeio será muito mais agradável. ;)

Beijinhos,

Tacy.


4 comentários

  1. que lugar maravilhoso e que paz que passa só pela fotografia. Imagino que tenho sido um ótimo momento de descanso. E água cristalinas? que sonho. amei!!!
    beijoss
    http://www.batomesaltoalto.com

    ResponderExcluir
  2. @Marina AlmeidaOi, Marina. Foi um momento maravilhoso mesmo! Obrigada por vir aqui no blog. Já sabe o quanto amo o seu né? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que lindas essas fotos ! Deve ser mto legal.
    Meus pais e minha irmã (com o namorado) vão, em outubro, a Bonito. Não irei pq estarei fazendo o estágio obrigatório pra terminar o curso de administração.
    Devem ser lugares lindos, tanto Bonito quanto os Lençóis Maranhenses.

    Beijos;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. @Catherine Itusarry pense pelo lado bom. Que vc estará terminando seus estudos para, quem sabe, ir pro Canadá. Bjs

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall