quinta-feira, 23 de julho de 2015

[Intercâmbio] Minhas aulas na universidade - Parte 2

Se você ainda não leu a primeira parte deste post, leia aqui.

Se você quiser ser dentista/médico/enfermeiro/farmacêutico lá no Canadá, você entra na faculdade/graduação (undergraduate) de Health Sciences (Ciências da Saúde) e estuda por 4 anos disciplinas de ciências da saúde (o que a gente chama de disciplinas básicas tipo Imunologia, Patologia, Anatomia, Fisiologia etc e é beeeeeeem "farta" a oferta, pois tem muita coisa pra 4 anos). Depois dos 4 anos de Health Sciences, você faz sua pós-graduação (graduate) em odonto/medicina/enfermagem/farmácia e é aí que você estuda as disciplinas específicas e faz o atendimento prático.



Numa universidade canadense, você monta sua grade de aulas (da mesma forma que aqui no Brasil) e as disciplinas são separadas por ano. Como para a área da saúde são 4 anos de graduação, as disciplinas são divididas em 4 diferentes grupos e o nível de dificuldade aumenta quando você vai chegando mais próximo da formatura. Por exemplo, uma disciplina do 1º ano é muito mais fácil do que uma do 2º ano, sendo que as disciplinas do 1º ano são mais fáceis e as do 4º são as mais difíceis. 



As aulas são no modelo lecture (aulas grandes, geralmente com 200 alunos) ou seminar (turmas menores que, geralmente, envolve muita participação oral). A depender do gosto do professor, como aqui no Brasil, as avaliações são por meio de provas e trabalhos (oral e/ou escrito), somente provas ou somente trabalhos. Eu mesma tive disciplina de todos os tipos: só prova, só trabalho e os dois.




E as finals (últimas provas do período) são um evento! Imagine que você está indo fazer um concurso ou Enem... É desse jeito. Existe um calendário para a universidade toda (todos os cursos, todas as disciplinas) e suas provas podem cair qualquer dia desse calendário de provas, inclusive num domingo à noite! Juro.

As notas são por grade de letras do A+ ao F e os períodos não são divididos por semestres, mas sim por 3 periodos de 4 meses por ano.



Os professores são um caso à parte. Grandes mestres! Incríveis! Monstros (no bom sentido!). Educados.  Preocupados com o alunado. Acessíveis! Eu mesma não tive uma experiência contrária a essa! Existe um horário disponibilizado (no office) para o aluno ir conversar com o professor: tirar duvida, ver/recorrigir prova etc.



A universidade funciona o tempo todo.  Não existe um calendário com a data das férias como existe aí no Brasil (o período que ela fica mais tempo fechada é no final/início de ano, porque envolve as festas natalinas e tal). A própria pessoa decide quando quer tirar suas férias e muitos estudantes escolhem o período do summer, pois aproveitam para trabalhar e juntar um dinheiro para pagar a universidade. Por falar em pagamento, as universidades são públicas, mas os estudantes precisam pagar uma anuidade (o que é ainda mais caro para estudantes internacionais) chamada tuition para ajudar com a manutenção da universidade no geral.




Qualquer dúvida que vocês tiverem e eu puder ajudar, estou por aqui. ;)

Beijinhos,

Tacy.

2 comentários

  1. Que vida maravilhoooosa! hahaha sério, queria muito mesmo fazer um intercâmbio, mas infelizmente ainda não tenho a grana pra isso.
    Beijosss.
    www.dosvinteadiante.com

    ResponderExcluir
  2. @Joice Moura É preciso muita ralação na universidade também, mas viver lá e maravilhoso mesmo. Tenho certeza que você terá dinheiro um dia pra fazer um intercâmbio. Beijos e obrigada pela visita. :)

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall