domingo, 17 de agosto de 2014

[Intercâmbio] O que levar para a viagem

Rosamarino e outras temperos

Estou quase completando 1 ano de Canadá e está me dando uma nostalgia de quando eu estava muito ansiosa para vir para cá. Me lembro que teve greve em minha faculdade, no ano anterior, e meu calendário acadêmico tinha atrasado todo. Resultado? Ia viajar e meu semestre não iria acabar. Conversei com todos os meus professores a possibilidade de adiantar minhas atividades acadêmicas. Feito isso, respeirei mais aliviada - até passar todas as provas, artigos e trabalhos. Ufa. Foi carga pesada, mas consegui dar conta, graças a Deus.

Imagem: Site Anvisa

Entre uma correria e outra de resolver documentação e terminar minhas atividades curriculares, foi chegada a hora de pensar sobre arrumar a(s) mala(s). Nunca tinha viajado na vida para um lugar tão distante e onde eu fosse passar tanto tempo. Me vi num momento sem saber o que levar e qual quantidade. Me lembro que começou meu desespero em conversar com todo mundo que já tinha tido algum tipo de experiência internacional. Conversei com amigas que já  tinham viajado para EUA e Canadá e conversei com intercambistas que já estavam aqui.

Nessa correria, rola/enrola e momentos de pesquisas, decidi por trazer algumas coisas que eu jamais teria pensado antes. Quando você for viajar pense em quanto tempo você vai ficar lá no seu destino. Depois, pense sobre o clima que você, provavelmente, vai vivenciar. Como eu vim para ficar mais de 1 ano, iria experienciar TODOS os tipos de clima possíveis, Hehehhe. Então, o que eu pensei foi em me preparar e trazer roupas para suportar o clima que eu iria pegar logo de cara.

Imagem: We heart it

Eu cheguei aqui no final de agosto do ano passado. Era a transição do verão para o outono. Me lembro de uma amiga (que já tinha vindo antes) me dizer assim:

- Leve suas roupas de frio daqui do Brasil, porque você vai usar no outono lá.

Hahhaha. Pois é. Eu sou da Bahia, moro (no Brasil) em Salvador e o máximo de roupa de frio que eu uso é um cardigã. Uso uma jaqueta com uma blusa mais quentinha de manga comprida ou um moletom, quando estou no interior no período do inverno. E foi isso que eu trouxe (1 cardiga e 2 casacos porque  eu queria "renovar" minhas roupas de frio aqui). Na verdade, eu  nunca tive muita roupa de frio. Pouca variedade mesmo. Fui ter um cachecol há uns 4 anos atrás. Aham. Nunca precisei antes (até mudar para Santo Antônio de Jesus). Claro que roupa nenhuma de frio ai do Brasil, até para quem mora no Sul/Sudeste, serve para o inverno do Canadá que chega a registrar temperaturas abaixo de -20°. O que você tem que pensar é: 
1) Vai viajar na primavera - leve suas roupas de primavera/verão, mas não deixe de levar um casaquinho. Nunca se sabe né?
2) Vai viajar no verão - leve suas roupas de primavera/verão, mas não deixe de levar um casaquinho. Também, nunca se sabe né?
3) Vai viajar no outono - leve suas roupas de inverno.
4) Vai viajar no inverno - leve suas roupas de inverno e, quando chegar no país, providencie, logo, seu "kit sobrevivência".

Imagem: Bridge English

Dependendo da quantidade de tempo que você vai passar no lugar para  onde vai viajar, você pode pensar em levar certas coisas. Eu, por exemplo, como vim para passar mais de 1 ano, não deixei de trazer meus biquinis, mesmo vindo para um país conhecido pelo frio e neve, afinal quando chegasse o verão, eu poderia usar e foi o que aconteceu! #SouEsperta. Aí você pergunta, mas você poderia comprar lá no Canadá. Sim, eu poderia se não fossem tão "fralda". As partes de cima são maravilhosas, mas a parte de baixo... Nem te conto, amiga. E esperar que fralda um dia vire moda. A mesma coisa para calcinhas (ou é fralda ou é 1 fio / o.O / WTF). Uma amiga me disse pra eu trazer e assim eu fiz. Nao me arrependo. :*

Agora que eu já falei da parte das roupas, outras coisas que são boas para você levar para sua viagem e, para quem vem para o Canada são:

Imagem: We heart it

Documentos - Claro, a parte mais importante né? Hehehe. Certifique-se de ter pego todos os seus documentos: passaporte, tickets da(s) passagem(ns), carteira internacional de habilitação (se tiver feito), cartão internacional de vacina etc. Sobre o cartão internacional de vacina, você precisa verificar se o seu país de destino obriga vacinação de alguma coisa. O Canadá não obriga, mas outra coisa que você tem que reparar é, se seu vôo tem escala, se o país onde você fará escala exige algum tipo de vacina. Existindo, alguma vacina obrigatória, providencie isso. E faça sua carteira internacional de vacinação que pode não servir para nada, mas não custa ter um cuidado a mais com a saúde e a viagem né? Essa carteira consiste, basicamente, da vacina da febre amarela e você faz em qualquer posto da Anvisa. Basta levar sua carteira de vacinação atualizada e carteira de identificação com foto, claro que você já deve ter tomado todas as vacinas né? ;)


Medicamentos - Antes de viajar, se informe quais medicamentos são proibidos ou não no país de destino e traga/leve tudo o que for necessário para você. Se toma medicamentos, traga a quantidade para passar o período inteiro (se der, claro) e pegue uma prescrição com seu médico. Caso alguem te questione alguma coisa, é só mostrar a receita e pronto. É bom medicamento antialérgico (quem tem rinite/sinusite não pode esquecer), um soro nasal é bom também, antiinflamatório, uma pomada para pancada, uma pomada para queimadura, antitérmico, analgésico (para qualquer tipo de dor), colírio, remédio para cólica (não esqueçam, meninas), e mais algum que seja necessário. Despache os medicamentos. NÃO leve na sua bagagem de mão (só se for 1 comprimido ou 2). Essa é a melhor opção. Eu trouxe, praticamente, uma farmácia.

* PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE E MEDICAMENTOS, DÊ UMA OLHADA NO "GUIA DE SAÚDE DO VIAJANTE", DA ANVISA. ;) É só jogar no google e fazer download.

Imagem: Mundo das Tribos

Seguro Saúde - Ninguém vem para o Canadá estudar, trabalhar ou whatever sem providenciar um seguro saúde. Faz parte do processo de viajar para outro país. Tem pessoas que já compram aí no Brasil, mas eu comprei o meu, alguns dias depois que minhas aulas no curso de inglês tinham começado, na própria escola de inglês. A minha escola de inglês oferecia esse serviço, porque e vinculada a um auniversidade. Não sei se todas as escolas de inglês tem isso, mas você pode checar antes ou fazer ainda no Brasil mesmo.

Imagem: Uol

Produtos de higiene pessoal e maquiagem - Leve tudo o que você gosta. Lembre que alguns países não comercializam desodorante no formato aerossol. Então, se você, tipo eu, não se da bem com o roll-on ou qualquer outro tipo.. Leve seus desodorantes. Eu trouxe um arsenal para o Canadá, porque aqui não vende dove/rexona/nivea em aerossol. Tenho pena da minha mãe que teve um gasto da zorra. Hehehe. AH! Sempre bom levar/trazer um repelente, porque nunca se sabe né?

Por enquanto é isso. Se eu lembrar de mais alguma coisa, venho dar um update aqui no post. Espero, de coração, que esse post tenha sido útil.

UPDATE: Não esqueça dos seus pertences pessoais: computador, câmera fotográfica, ereader, tablet etc. Essas coisas você vai levar na sua bagagem de mão, porque ninguém se responsabiliza se você despachar e quebrar etc e tal. Não esqueça, também, de separar uns produtos de higiene pessoal para levar na bagagem de mão, porque é muito tempo de vôo viu? :)

Beijinhos,

Tacy.

PS: Qualquer dúvida, só perguntar. Não se acanhe. Estou disponível em vários lugares:

10 comentários

  1. Que mara!! Vc mora no canadá, meu sonho é ir pra outro país mas não sei pq ainda nao o fiz, minha desculpa é que não tenho $$ mas se a gente s eprograma dá certo. Acho que tenho medo, não sei do que mais tenho
    Beijos,

    Amanda
    www.divaliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, nao deixe que seu medo seja maior do que sua força de vontade. Ter essa experiência de morar em outro país é incrivel. Se programe e viaje. Vc vai ver q n irá se arrepender. Vai querer viajar mais e mais e, talvez, n queira mais voltar pro Brasil. Qualquer coisa, só perguntar. Beijo

      Excluir
  2. Adorei as dicas, estou planejando um intercâmbio pra Londres durante as Olimpíadas, vai ficar mais barato!
    Beijoss.
    Dos Vinte Adiante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Joice. Tudo bem. Aiiiii. Tomara que dê tudo certo. Qualquer coisa, pode me perguntar. Beijos

      Excluir
  3. Ótima publicação! É sempre importante contratar um seguro viagem. Ele minimiza os imprevistos e transtornos durante a viagem, seja a passeio ou seja para intercâmbio.

    Somos uma operadora de grande tradição e que atua a 36 anos no ramo de seguros viagem. Temos vários planos, para atender as necessidades de cada cliente. Estamos com uma promoção de 15% de desconto para as pessoas que apresentarem o código promocional: tourist15. Para quem quiser conhecer melhor a empresa, segue o nosso site: http://www.touristcard.com.br e o nosso chat, onde respondemos de imediato a qualquer dúvida: http://bit.ly/chattour

    Um abraço para todos,
    TouristCard.

    ResponderExcluir
  4. Oiii! Ai, que sonho! Como eu queria fazer uma viagem assim *-* adorei o post.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natalia. Obrigada. Espero q vc possa um dia. Ja vai planejando. Beijos

      Excluir
  5. Eu sou loooouca para fazer intercâmbio ou viajar para San Francisco, CA desde uns 3 anos atrás, mas simplesmente não consigo guardar dinheiro, não sou nada econômica haha mas um dia com fé ainda vou realizar.
    E quanto ao de 1 ano, acho que não me daria bem pois meu nível de inglês não é lá aquilo tudo rs.
    www.hicultura.com

    ResponderExcluir
  6. @Katlyn Kraus Hey, Katkyn. entao, meu nivel de ingles era bem péssimo. Horrivel, na verdade. Quase zero. hhahahahha. MAs espero q vc consiga i pra califa. MEu sonho de consumo dos EUA!!! Beijos

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall