segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Uma reflexão sobre o machismo

Recentemente, eu vi uma publicação numa página de segredos da minha universidade que dizia assim: "usa calça legging e se sente desconfortável quando olhamos pro capô suculento".

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

WTF. Imediatamente, meu extinto defensivo ficou em alerta. Que lugar é esse onde as pessoas não têm liberdade para se vestir em pleno 2014? Que lugar é esse onde, ainda, temos estigmas por causa de certos tipos de roupa? Vivemos na era de 1900 e antigamente, amiga? Claro que fui ler todos os comentários e curti os que me representaram, mas, ainda assim, consegui ficar indignada com certos comentários do tipo: 
"calça knor, deixa qualquer galinha gostosa",

"ai aparece as feminazis e diz o corpo é meu e tenho direito a fazer o que bem entender dele. kakakakakk. Inclusive chamar a atenção masculina."

Queria saber quem foi essa bendita pessoa, para que eu pudesse me manter sempre longe dela. Sabe o que eu conclui disso tudo? O Brasil é uma farça e, junto com ele, alguns brasileiros. Sim, minha gente. Nada anda ai no Brasil. Vivemos uma "democracia racial", onde não vemos direitos iguais para todo mundo e vivemos num país que se diz evoluindo em dar total liberdade à mulher, mas, que na prática, é composta de opressores anônimos que não têm coragem de dar a cara a tapa, porque sabe que está errado. O Brasil é uma farça. Vivemos (nesse momento eu não estou ai, mas vou voltar um dia...) num país onde, nós mulheres, temos de nos limitar a controlar o nosso extinto de atrair o macho, porque a culpa é sempre da mulher.

Não pode se maquiar, porque vai atrair o macho. Não pode usar tal roupa, porque vai atrair o macho. Não pode fazer isso, porque vai atrair o macho. Mães solteiras são apenas mães, mas pais solteiros são os super pais. Pais que abandonam filhos são feios, mas mães que abandonam filhos são monstros. 

Que sociedade é essa que acha que uma mulher usar uma leeging está pedindo para ser devorada com os olhos? Para mim, esse é o mesmo discurso de que a mulher e estrupada, porque ela se veste para ser. Sabe de uma coisa? Eu nunca fui adepta das leggings. Mas você sabe o por que disso? Porque eu sabia que se usasse, eu passaria por uma situação constrangedora dessas. Então, eu, simplesmente, botei em minha cabeça que não usaria legging, porque chama muita atenção e eu ouviria piadinhas que me deixam MUITO desconfortável. Eu passei a me privar para NÃO ATRAIR O MACHO.


Em pleno seculo 21 e eu sendo reprimida pela sociedade? Isso não pode continuar mais. Eu ou qualquer outra mulher não vai e não pode deixar de usar uma legging, porque você, pessoa machista, acha que legging é para deixar galinha gostosa, o capô a vista e lhe dá o direito de olhar como se fosse sua propriedade. Toda mulher que usa legging é galinha???? Respeito é a base de uma boa convivência social. Talvez você, pessoa machista, não saiba, mas a legging é mais confortável e dá mais liberdade de movimento do que um jeans, um vestido, uma saia. Para as mamães, a legging é uma benção. Para as crianças, da liberdade e, ainda, pode proteger de arranhões. Existe mulher que é mais exibida? Sim. Mas também existem as mais recatadas. E, independente da mulher, não significa que o homem tem direito de torná-la um objeto. E não me venham com esses discurso de atrair o macho.

 Eu e muitas mulheres já nos reprimimos demais. E isso é coisa de Brasil. Pode ser de outros países também, mas os que eu tenho conhecimento, vivenciei/presenciei alguma coisa, só Brasil, atualmente. Aqui, no Canadá, bem como nos EUA, NÃO EXISTE ISSO DO HOMEM OLHAR DESSE JEITO PARA UMA MULHER. Sabe por qué? Porque a sociedade, aqui, já entendeu que a mulher não é uma vitrine. Se você estiver aqui e olhar desse jeito ou falar essas baboseiras para uma mulher com legging ou, até mesmo, para uma mulher quase pelada e ela se sentir desconfortável, ela pode te denunciar e você estará em apuros, porque DESRESPEITAR A MULHER É CRIME aqui no Canadá (nos EUA também. E sabe por quê? Porque ela tem todo o direito de vestir o que quiser sem se sentir desconfortável, porque um "animalzinho" vai olhar para ela com olhar predador. Tudo é uma questão de cultura e respeito em sociedade. 

Numa sociedade machista e que insiste em ser machista, acontecem coisas desse tipo. Acontece aí no Brasil, porque aqui no Canadá, numa sociedade que respeita ambas as partes, isso não acontece. As mulheres aqui, no verão, usam os shorts mais curtos do mundo, mas os homens olham de forma constrangedora para elas? Não. Não olham, porque os homens aqui são HOMENS. Eles entendem que mesmo as mulheres usando os shorts mais curtos, talvez colocando parte do bumbum de fora, usando saias ou vestidos curtos ou mesmo usando leggings é direito delas. É o corpo dela e isso não faz de você proprietário. Sabe o quanto eficiente é uma legging no inverno canadense? Foi por isso que eu comecei a usar legging. Por dois motivos:

1) Porque eu estou no Canadá e sei que não me sentirei reprimida por isso;
2) Porque suportar o inverno canadense com uma legging é milhões de vezes melhor do que um jeans.

Vê como uma legging tem muita utilidade? E, para quem diz que as feministas, quando vão argumentar contra fatos como esses, sempre dizem as mesmas coisas, só quero dizer mais uma coisa: O CORPO É MEU, A ROUPA É MINHA E EU USO COMO EU BEM ENTENDER. 

Essa é a frase de qualquer mulher! E não pense que isso te dar direito de alguma coisa, Sr. Machista. Só numa sociedade machista que você pensa e age dessa forma. Nós, mulheres, odiamos essas grosserias e não queremos ser alvo de olhares e/ou atitudes horrendas, porque estamos vestidas de um jeito ou de outro. Afinal, ninguém merece se sentir desconfortavel. Ninguém merece ser estuprado. Ninguém merece ser julgado. As argumentações são sempre as mesmas, porque as atitudes continuam as mesmas!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Oi, gente. Isso foi só um desabafo, pois quem me conhece sabe o quanto eu odeio injustiças e também odeio me meter em brigas. Entretanto, tem horas que a gente não consegue só observar e precisa se expressar. Ninguém precisa concordar, mas também não precisa ofender. Fiquem à vontade para fazer comentários RESPEITOSOS.

Beijinhos,

Tacy.

6 comentários

  1. Adorei o texto!!
    Concordo totalmente com você!
    Esse machismo desenfreado não vai dar em lugar nenhum!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  2. Tacy linda, sabia que não ia me decepcionar vindo aqui.
    Concordo com seu post, e acho totalmente ridículo essa visão que não só os homens, mas as próprias mulheres tem de si mesmas. Pois sempre que passa uma mulher usando calça branca, mulheres em volta a xingam por usar aquele tipo de roupa. Desde quando um tipo de roupa forma meu caráter ?A pessoa pode estar vestida de burca e ser a pior piriguete do mundo, como pode acontecer ao contrario também. Injustiça a gente vê por aqui.

    Blog: www.mayfarkas.blogspot.com.br
    Fanpage: www.facebook.com.br/mayfarkas
    YouTube: https://m.youtube.com/user/FatossobreaMay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Mayara. Obrigada por suas palavras. Que bom que n te decepcionei. ;) Beijos.

      Excluir
  3. Eu concordo com você que cada um tem que usar aquilo que gosta e que se sente bem, sem sair preocupada com o julgamento, mas infelizmente no mundo de hoje onde o respeito foi esquecido sabe lá onde, é impossível tanto por homens quanto por mulheres.
    Beijinhos, Té
    www.bloglola.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Stephanie. Infelizmente vivemos desse jeito né? Espero q nosso mundo evolua. Beijos

      Excluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall