domingo, 25 de maio de 2014

[Intercâmbio] Como funciona o processo de seleção do CsF?

Oi, lindonas e lindoes!!!

O CsF nnao acabará em 2015!! Então, aproveite esta oportunidade de melhorar seu curriculo e futura carreira professional e aprender coisas de sua área num país de primeiro mundo!!! Muitos países participam do programa, entre eles: Canadá, Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, Espanha, Franca, Itália, Nova Zelândia. China, Japão, Coreia do Sul, Hungria, Finlândia, entre outros.

Como eu já tinha falo aqui no blog, eu vou fazer interciambio. Yaaaaaaay. Isso seria o começo desse post, se eu tivesse publicado ele ano passado. kkkkkkkk. Eu estou fazendo intercâmbio, essa experiência enriquecedora e incrível. Sou uma dos milhares de estudantes do CsF. Como funciona para ser um bolsista também?

Passo I - Inicialmente, você deve verificar se sua Universidade faz parte do programa (a minha, a UFBA, faz).

Passo IIApós isso, você se inscreve pelo site do Ciência sem fronteiras (CsF) no edital que você quer. geralmente, abrem muitos editais ao mesmo tempo, pois há vários países para podermos optar. Preencha todos os dados, coloca sua nota do enem (enem é obrigatório) e sua nota do TOEFL ou o teste de proficiência da língua do país que você deseja ir. Para se inscrever no TOEFL clique aqui e veja a prova mais perto de você. Lembre que cada Universidade tem suas regras internas para homologar um estudante ou não. Verifique na sua quais os requisitos beasicos e enjoy.

Passo III - Veja a relação de homologados da sua universidade brasileira. Se você estiver presente, já passou da primeira etapa. Depois disso, seu nome será enviado para a instituição responsável (CAPES ou CNPQ) para aprovar sua candidatura ou não e essa instituição entrará em contato com a instituição responsável no país de destino. Se a CAPES ou o CNPq aprovar, você já passou pela segunda etapa! :)

Passo IV - No meu caso, Canada, tem 3 instituições responsaveis: CALDO, CBIE e ACCC. Uma das 3 será sua responsável (caso você se candidate para o Canada) e entrará em contato com você. Comigo funcionou assim: O CBIE é meu responsável e depois da aprovação da CAPES, eles entraram em contato comigo e me deram todas as instruções necessárias. Os documentos que eu precisava preencher, escanear e enviar para eles. Lembre-se de já ter o passaporte em mãos (ou já ter providenciado fazê-lo), traduzir seu histórico escolar (precisa ser autorizado pela sua universidade ou juramentado. Isso é um documento!), carta de recomendação se necessário. Em qualquer outro país, o parceiro te dará TODAS as instruções que você precisa seguir. No caso do CBIE, eles fazem, inclusive, webinars (uma conferência online) para tirar as dúvidas.

Passo V - Aguarde! Com o CsF você vai aprender uma coisa chamada paciência. Do dia que você se inscreve atê o resultado final, muitas coisas coisas acontecem: muitos estresses, desesperos, nervosismos, muita coisa. Depois que você envia seus documentos para seu parceiro, tudo agora é com eles. Eles vnao entrar em contato com as universidades, apresentar sua candidatura e te aceitar OU NAO (isso é critério deles. Das universidades. Tem uni que aceita reprovação, outras não. Tem uni que exige tal nota minima no TOEFL, outras exigem outros valores, enfim cada critério é relativo e singular de cada universidade. Então, escolha direito para qual universidade você desejaria ir. Porque o CBIE te da a opção de escolher 3 universidades de preferência para a qual você queira ir, embora muitas vezes isso não aconteça e você vea para outra ou nem seja aplicado para alguma dessas).

Passo VI - O parceiro entrará em contato com você te dando o resultado de sua aceitação ou não. Se você foi aceito em uma universidade canadense, parabéns você passou pela terceira etapa. Corra para o processo do visto e marque sua viagem!! Eles (o seu parceiro) te enviam uma carta de aceite pelo email e a universidade te envia outra! Você precisará dessas cartas e da carta da CAPES ou CNPQ para entrar com o processo do visto.

Como fazer o visto canadense, eu vou ensinar no próximo post!! ;)


Beijinhos,

Tacy.

2 comentários

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall