segunda-feira, 26 de maio de 2014

[Intercâmbio] Tirando o visto do Canada

Oi, lindas.
No post passado eu falei como se inscrever para o programa Ciência sem Fronteiras. Esse post é um post antigo, mas que eu só terminei publicando agora. :/ #Descomprometida :) Mas como eu gosto de sempre cumprir com minhas obrigaçnoes, mesmo tardando, mas não falhando, estou aqui falando sobre o processo. Nesse momento você já foi aceito em uma universidade Canadense e, agora, está começando a dar entrada no processo do visto. O legal do visto canadense aí no Brasil é que tem a opção de fazer online, por despachante ou pessoalmente no consulado - VAC!
1. Você pode apresentar seu pedido de visto presencialmente no VAC (Visa Application Center) em: SP, RJ, Recife ou Brasília, ou por correios. Lembrem-se que o VAC é responsável somente por receber e revisar os pedidos de vistos. Todos os pedidos serão analisados pelo setor de vistos do Consulado Geral do Canadá em São Paulo. Pesoalmente, no consulado, você marca um horário, chega com todos os documentos e faz a entrevista! Pela internet, infelizmente eu não sei como  fazer, nao tenho como falar o passo a passo, mas posso falar da opção que foi a que eu fiz: via despachante.
2. Acesse o site do VAC (http://www.csc-cvac.com/pt-BR/selfservice/cvac_application_processing) e baixe e imprima o checklist e os formulários. No checklist você vai marcar todos os documentos que está submetendo e incluir o checklist no seu requerimento.
3. Quais os formulários? Os formulários necessários são: Formulário de consentimento do VAC, formulário IMM 1294 (deve ser preenchido eletronicamente, e validado para que seja gerado a página de nº5 com o código de barras), IMM 5645 (pode ser preenchido eletronicamente, mas não é necessário validação), Questionnaire for Additional Information e o checklist de documentos. Vocês encontram os formulários aqui, na parte de permissão de estudos: http://www.csc-cvac.com/pt-BR/selfservice/cvac_docs_forms_checklists
Algumas instruções para o preenchimento do IMM1294: http://www.soscanada.com.br/arquivos/Instrucoes-imm1294.pdf
4. Ao final, o que você vai enviar para o VAC (de sua escolha): todos os formulários citados anteriormente, a carta de aceite, cópia de ambos os lados da identidade, duas fotos recentes 3x5, passaporte válido, passaportes anteriores (se tiver), prova de que tem recursos suficientes para residir no Canadá (carta do CNPq ou CAPES. Se você for por contra própria precisa de contracheque ou uma forma de comprovar renda ok?), CAQ (certificado de aceitação da província do Quebéc, falo mais na frente sobre ele), comprovante de pagamento das taxas (VAC + visto).
5. Taxas: A taxa do VAC é 75 reais. Taxa do visto de estudo é 260 reais. Total até agora = 335 reais. As taxas devem ser pagas exclusivamente no banco HSBC no caixa (nada de internet, caixa eletrônico, ou outros meios). Alem disso, lembre-se de acrescentar o valor que você vai pagar ao correio/sedex para enviar seus documentos ao VAC. No meu caso, eu enviei para o VAC de Brasilia e de Salvador até lá, por sedex, saiu R$55,00. Então, 335 +55 = 390. Saiu esse valor do sedex, porque eu ja incluí quando enviei  para o VAC a opção de receber meu passaporte em casa quando o visto estivesse pronto.
6. CAQ: o CAQ é necessário para os alunos que vão estudar na província de Quebéc (McGill, Concordia e universidades francófonas). Ele é um formulário à parte que, como dito anteriormente, você deve enviar no seu requerimento do visto. O que precisa? Foto original do tamanho de uma foto de passaporte dos últimos 12 meses (lembre-se de escrever seu nome atrás). Como preencher? Na questão 01 preencha primeiro seu sobrenome para depois colocar o nome (de acordo com o passaporte); na questão 08 forneça o seu endereço completo para receber as correspodências relativas ao CAQ; na questão 12 indicar claramente a sua cidade de destino no Canadá e indicar o VAC para o qual você vai enviar seu pedido; na questão 21, se for seu primeiro pedido de CAQ, marque a opção de nº 02, na questão 22 é para anexar a carta do CNPq, na questão 24 é para marcar 'não', pois todos os pedidos são tratados da mesma maneira; na questão 25 é para assinar (mas não pode ser assinatura fotocopiada ou digitalizada); na seção 06, a assinatura é opcional, mas vi que se não assinar o Ministério não passará informações do seu processo à instituição que você irá estudar; na questão 27 é para autorizar a Flavielle (que era a minha responsavel na epoca do processo. Para quem estiver indo por conta propria eu nao sei como funciona) a ter acesso ao seu processo; e por fim a questão 28 deve ficar em branco. Você tem acesso ao formulário do CAQ aqui: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/electronic-services/caq-electronic/new-application.html Eu nao sei o valor do CAQ, porque minha provincial é Ontario e eu nao precisei dessa parte. ;) ISSO PARA ESTUDANTE DO CsF. OK?
7. Após o tempo de processamento do seu pedido, você vai receber por e-mail a guia para os exames médicos. Os valores dos exames variam de cidade para cidade e não é em todo o Brasil que existem médicos cadastrados para fazer exames para viajar para o Canadá. Graças a Deus, em Salvador tem e eu fiz tudo lá. A consulta deve ser obrigatoriamente paga (nada de plano de saúde) e custa R$200,00. Além disso, você tem os exames para fazer: raio x do torax, urina e sangue (em Salvador, esses exames podem ser cobertos pelo plano de saúde, a depender de qual seja o seu plano). Após os exames, não se preocupe mais e espere eles te avisarem que seu visto está pronto, pois os médicos enviam todos os dados para Ottawa (no Canada), onde os médicos canadenses avaliarão e aprovarão seu visto ou não. Os exames ficaram em torno de 60 e poucos reais. Ou seja, de médico e exames gastei uns 260 e poucos reais.


Existem sites pela internet que ajudam muito na hora de dar entrada no visto candense. Esse passo a passo que eu falei é para o visto de estudante, entnao algumas coisas nnao se aplicam para o visto de trabalho ou de turista. O Canada turismo é bem legal para quem não entende os termos técnicos e deseja ter mais praticidade na hora de preencher as documentações. ;) :D
8. Agora que seu visto está aprovado se prepare para sua viagem e curta seu intercâmbio. Não pense que apóss isso, tudo já está pronto. NAO! Você precisa ajeitar toda a sua documentação no Brasil (deixar um respons ável juridicamente por voce, ou seja, uma procuração com alguém que resolva qualquer coisa por você, enquanto você estiver fora), providenciar o cuidado com a saúde antes de viajar e olhar na Cartilha do Viajante se tem alguma vacina requerida para o país de destino (dessa forma, providencie sua carteira de vacinação internacional). Se gosta de dirigir, providencie, também, sua carteira de motorista internacional (esses detalhes você encontra no site do detran). Compre sua passagem, arrume suas malas e boa viagem!!!
No total, eu gastei 600 e poucos reais com todo o meu processo do visto, feito por despachante. Claro que se você mora em uma cidade onde tem um consulado, é mais fácil fazer diretamente la né? ;)

Beijinhos,
Tacy.

2 comentários

  1. Excelente post! Só um detalhe. A PID não tem validade nenhuma no Canadá. Beijos

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  2. @An�nimo Entao, na verdade tem. Meu amigo ja alugou carro e dirigiu aqui algumas vezes e usou a PID. ;) Obrigada pelo comentario e pelo tempo lendo o post. ;) Beijos

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