quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Relógios!! Nós amamos!

Se tem um acessório que eu amo são os relógios!!!

Ah!!! Eles são lindos, dão um up no visual e ainda são essenciais já que nos fornecem a hora!! Os relógios não são novos, são bem antigos, na verdade e, além disso, existem vários tipos, além desses de pulso que usamos como acessórios!!!


  • Relógio de Sol -  O mais antigo relógio de sol conhecido, foi construído por volta de 1500 a.C no Egito, na época de Tutmosis III. Em pedra, na forma de um T, com uns 30 cm, suportando uma outra peça de mesmo comprimento e perpendicular. As linhas de hora eram marcadas na pedra a intervalos regulares. O T era voltado para o este na parte da manhã e a oeste na tarde. A posição da sombra da parte superior do T indicava a hora

  • Relógio de Água -  Também conhecido como clepsidra. Consiste em dois recipientes, colocados em níveis diferentes: um na parte superior contendo o líquido, e outro, na parte inferior, com uma escala de níveis interna, inicialmente vazio. Através de uma abertura parcialmente controlada no recipiente superior, o liquido passa para o inferior, observando-se o tempo decorrido pela escala. 
  • Relógio de Areia - . Também chamado de ampulheta. É constituída por duas âmbulas (recipientes cónicos ou cilíndricos) transparentes que comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada de areia de uma para a outra - o tempo decorrido a passar de uma âmbula para a outra corresponde, em princípio, sempre ao mesmo período de tempo.

  • Relógio de Bolso -   Os primeiros relógios usados pelas pessoas foram os relógios de bolso. Eram muito raros e tidos como verdadeiras jóias, pois poucos tinham um. Os relógios de bolso eram símbolo da alta aristocracia. Era todo de ferro, com corda para quarenta horas e precursor da "Mola Espiral". Era constituído por um indicador e por um complexo mecanismo para badalar. Foi sem dúvida, em muitos países, o acelerador para diversas invenções e melhorias, principalmente na Europa , desenvolvendo-se de maneira vertiginosa à indústria relojeira.

  • Relógio de pulso -  relógio de pulso foi inventado pela empresa Patek Philippe no fim do século XIX, embora costume-se atribuir, erroneamente, a Santos Dumont os louros da invenção desta modalidade de relógio, pois, como em suas viagens tinha dificuldade em pegar o relógio de bolso, ele colocou no pulso e pediu que Cartier desenvolvesse para ele..  Em março de 1904 Cartier apresentou o que é considerado erroneamente o primeiro relógio de pulso do mundo, batizado de Santos, com pulseira de couro. No entanto, os relógios de pulso já eram conhecidos e usados anteriormente. O que acontecia é que eram adereços essencialmente femininos e eram geralmente feitos sob encomenda. Na verdade, a Santos Dumont coube a popularização do relógio de pulso entre os homens. A Primeira Guerra Mundial foi o marco definitivo no uso do relógio de pulso, já que os soldados precisavam de uma forma prática de saber as horas.
  • Relógio Digital - É um tipo de relógio que utiliza meios eletrônicos para controlar as horas. Utiliza energia elétrica, que é normalmente suprida por uma bateria de pequena carga. Ele utiliza um cristal piezoelétrico que gera pulsos elétricos a uma freqüência constante (usualmente 50 ou 60Hz). Geralmente, as horas são exibidas através de um visor de LEDs ou cristal líquido.



Como o que mais nos interessa são os relógios de pulso, uma vez que são acessórios lindos e imprescindíveis, vamos conhecê-los mais???

Os relógios de pulso, geralmente, são em formatos redondo e quadrado. Podem ser feitos de ouro (tradicional, rosê, branco, velho), prata, aço. As pulseiras podem ser desses materiais, além de poderem ser feitas de couro. Combinam com todas as cores, cortes e tecidos de roupas.








Onde comprar:

E aí, curtiram???  Vamos compartilhar com as outras leitoras aí nos comentários!!!

4 comentários

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall