domingo, 10 de agosto de 2014

The Krinos Taste of Danforth e Greektown em Toronto

Oiiiiii!

Ontem, acontenceu aqui em Toronto um famoso festival anual, o The Krinos Taste of Danforth. O verão aqui do Canadá é caracterizado pela realização de muitos eventos, incluindo diversos festivais de cultura, música e gastronomia. O maior festival de rua daqui do Canadá é o Taste of Danforth e, esse ano, completou seu 21° aniversário. Esse festival acontece na Danforth Avenue que é a região conhecida como Greektown (o bairro grego da cidade e a maior comunidade grega localizada na América do Norte) e esse ano ocorreu/ocorre nas datas de 8 a 10 de agosto de 2014. Eu fui ontem (dia 09), pois estava muito curiosa para conhecer um dos eventos anuais mais imperdíveis de Toronto. Lá no festival tem muitas atividades free, área com brinquedos para as crianças e, o ponto principal é claro, muita comida (como o próprio nome já diz). O The Krinos Taste of Danforth é uma celebração da cultura grega com a multiculturalidade da cidade de Toronto e  nós encontramos muita variedade dessa culinária que eu adoro.











O primeiro ponto que me fez gostar do festival foi, ao chegar, ver a multidão de gente presente no local. Eu sou do tipo de pessoa que, aqui em Toronto, quando vejo muita gente em um lugar, penso logo que é porque a coisa é boa. E não me enganei. Tinham muitos apaixonados e curiosos da cultura e culinária grega na la Danforth ontem. Eu, claro, me incluo no grupo dos  curiosos, porque não tinha tido contato, na minha vida, com a cultura grega, se não somente pelos livros, até chegar aqui em Toronto. Claro que saí de lá apaixonada e querendo saber mais dessa cultura que é uma das bases da humanidade. Minha vontade de conhecer a Grécia e as ilhas gregas só aumentou!










O segundo ponto que me fez amar o festival foi o fato dele ser na Greektown, um lugar que eu estava muito querendo conhecer. A Greektown é o lugar onde é concetrado a maior parte da cultra grega aqui em Toronto. Vi uma igreja Ortodoxa linda, muitas lojinhas, tinha loja de "especiarias" (temperos como eram chamados antigamente) e muitos restaurantes. Restaurantes que eu fiquei encantada pelo ambiente acolhedor e requintado e pela comida bem grega com vinhos, aves, azeite e diversos tipos de carne. O legal e que você indo na Greektown na época desse festival (que rola até hoje), você pode ir num desses restaurantes gregos e, ainda, pode experimentar várias comidinhas mais rápidas nas barraquinhas do festival. Alguns dos restaurantes lá da avenida montam barraquinhas e vendem coisas lá. TODAS as barracas tinham filas enooooormes de pessoas amantes e curiosas. Todo mundo querendo experimentar um pouquinho da culinária grega que eu amo, principalmente, pelo fato de existir carnes grelhadas o que me lembra muito churrasco!










Uma coisa, que eu não sabia, e descobri ontem foi o fato da música grega ser muito parecida com as músicas árabe e turca. Um pouco parecida com a indiana também, mas eu, realmente, não sabia e fiquei suuuuuuper feliz de conhecer. Eu amo cultura e, amo mais ainda, conhecer culturas diferentes da minha. Por isso que viajar é uma coisa que te enriquece muito. Eu acredito que livro te enriquece muuuuito, mas não tem livro que te enriqueça da forma que uma (con)vivência (o experimentar), permitida através de uma viagem, possa te enriquecer. Portanto, Deus, permita-nos sermos mais ricos. Nós todos, eu que escrevo e todos os que lêem. Amém! ;) Eu sei que esse negócio da viagem e bem clichê, que todo mundo fala etc e tal, maaaaaas é a realidade mesmo. Isso é fato. Depois que a gente experimenta, entendemos o porque de muitas pessoas falarem isso e temos só uma certeza: quando você viaja, você NUNCA volta o mesmo, mas sempre diferente. 

Voltando, ao festival, quem estiver aqui em Toronto vale a pena dar uma passada lá. E, para quem está se programando para vir no próximo verão, eu super indico conhecer esse festival em 2015!

Beijinhos,

Tacy.


20 comentários

  1. Esse festival deve ter sido bem legal !
    Eu fui esse ano para o Festival do Japão aqui em sp e foi muito legal
    Beijos
    http://please-coffee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino. Japão tem muita riqueza cultural além das pessoas serem mais educadas. :)

      Excluir
  2. Que sensacional!! Perfeita sua resenha... me deu vontade de viajar e ir curtir o festival!!!
    Show!!

    Bjão,
    Pri
    pareinos25.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Você escreveu que quando vê multidão em Toronto logo pensa que é coisa boa e pelas fotos dá para ver que a festa foi de arromba, e você também disse que é bairro grego, e me diz flor são festa grega, ou tudo misturado canadense e gregos? magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, marcelia. Realmente foi muito bom. A festa é grega, mas qiem frequenta são pessoas de varios lugares do mundo q moram aqui no Canadá.

      Excluir
  4. Aqui em Vancouver tem um festival grego no verão também, mas é bem menor que esse de Toronto. Eu AMO comida grega! Foi uma das primeiras diferentes que conheci quando cheguei aqui e gostei justamente por ser um pouco semelhante a nossa.

    www.coloridavida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, exatamente isso. A comida grega tb foi uma das minhas primeiras e eu gostei justamente por lembrar a brasileira. Obrigada pela visita e comentario. Bjs

      Excluir
  5. caraca amei, parece ter sido muito divertido, amei o post
    bjs
    http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai que saudade do tempo que morei em Toronto. Tem sempre um evento bacana por ai!!!

    Passando para desejar uma linda semana. Tem post novo no blog. Vou esperar você lá!

    Beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toronto é amor. Eu quero morar aqui forever. Hehhehe. Bjs

      Excluir
  7. Gente olha as sainhas desses homens! Lindas! kkkk
    Morro de vontade de ir em eventos assim. Quando for maior de idade vou rodar o mundo!
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho é rodar o mundo. Tenho muito lugar para conhecer e descobrir ainda. Obrigada pela visita e comentario. Bjs

      Excluir
  8. Oii eu não sabia desse festival mas parece bem bacana.
    Bjs, Bruna Letícia.
    www.moranguinhuemake.com
    Fan page: https://www.facebook.com/MoranguinhuEMake
    Instagram: www.instagram.com/moranguinhuemake
    Twitter: www.twitter.com/brumorango
    Youtube: www.youtube.com/moranguinhuemake

    ResponderExcluir
  9. Você me mata de inveja (branca) com essas fotos, ave Maria!!!
    bjosss

    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  10. @Tatiana Rangel Hahhhahaa. Obrigada pela visita ao blog. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Que gostoso amiga, fiquei com vontade de estar ai tbm!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Tacy, esse evento parece legal. Você mora ai no Canadá?
    Amei as imagens, um beijo *--*

    www.parasemprealways.blogspot.com.br Beijoooookas, fiquem com Deus.

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall