sábado, 23 de agosto de 2014

Conhecendo Toronto | Templo Hindu

Há umas semanas atrás eu fui conhecer o BAPS Shri Swaminarayan Mandir, um templo hindu aqui em Toronto que muito lembra o Taj Mahal. Ele foi inaugurado em 22 de julho de 2007, por Pramukh Swami Maharaj, o líder espiritual/guru do BAPS. Ele é o segundo maior templo Hindu fora da Índia, perdendo somente para o templo que fica lá em Atlanta (Shri Swaminarayan Mandir Atlanta).

O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, o Premier de Ontario Dalton McGuinty, o líder da oposição, Stéphane Dion, e o embaixador indiano no Canadá Rajamani Lakshmi Narayan estiveram presentes na cerimônia de inauguração em 2007. Não sabia nada disso, pesquisei no google. ;) Hehehhehe.


O templo foi construído com calcário turco e mármore italiano em 1 ano e meio (18 meses) por 2000 voluntários e custou 40 milhões de dolares. De onde veio o dinheiro? De doações por parte das pessoas. Como eu sei disso? O homem que estava nos mostrando o templo nos contou sobre. Não sei se é comum isso, mas pelo menos quando eu fui, um homem identificou os visitantes e ficou nos mostrando o local. Por falar em visitantes, o templo virou um espaço de muitas visitas. Muitas pessoas curiosas vão lá para conhecer o espaço e um pouco mais do hindu.



Para entrar é preciso retirar os sapatos (mulheres e homens em lugares separados) e as mulheres precisam se atentar às vestimentas. Eu nem me lembrei que as mulheres indianas se cobrem toda na hora de me arrumar, porque no dia que eu fui tava tanto calor que só pensei em por um vestido. Ai quando entrei me senti estranhíssima, mas o homem que veio nos recepcionar (simpaticíssimo) me pediu educadamente que usasse um "lençol" que eles separam para visitantes. É preciso cobrir pernas e a região do ombro/decote.


  

Fiquei muito encantada com a beleza do  local e a arquitetura rica em detalhes. Do lado de fora, você pode tirar fotos, mas, no interior do templo, é totalmente proibido fotos e é lindoooooooo. O interior é de tirar o fôlego de tanta beleza. Eles são bem receptivos com os visitantes e você pode, inclusive, participar das cerimônias. Na hora que eu fui, muitos indianos estavam chegando, mas eu não participei da cerimônia, porque tinha outro compromisso e também não sabia que horas iria começar (eu não podia e, também, não queria esperar), mas fiz minha oração la numa sala reservada para agradecimentos e, principalmente, pedidos. O conselho do nosso guia era "pedir com o coração que tudo acontece". Legal né? Isso mostra que independente de religião, o importante  é a fé que você tem e o coração puro e bom. Não adiantar pedir por pedir, tem que pedir de coração. :)


Muito bom poder conhecer outras culturas, mas ainda assim eu me sentia um pouco desconfortável, porque não sei como é o comportamento dos indianos e ficava com medo até de piscar e estar fazendo alguma coisa errada. kkkkk. Mas vale a visita. Como eu disse, eles são muito receptivos e isso te faz relaxar um pouco.

Beijinhos,

Tacy.

Mais informações aqui.

6 comentários

  1. Nossa 40 milhões e feita com calcário e o templo Hindu fica em Toronto Canadá mas é lindo todo branco mas é muito dinheiro.
    flor tem post novo "Derma Wand" aparelho que dá CHOQUE poderia me visitar?
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelia. Tb achei mto dinheiro, mas q é lindo é! Bjs e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Oi, Tacy!
    Caraca, é tudo muito lindo! Você acabou de me fazer um mal... Eu já sonho em conhecer uns 100 países no mundo e agora quero conhecer mais um. Canadá é realmente lindo, especialmente pela sua arquitetura e sua miscigenação de culturas...

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego. Pois é, cara. Coloca o Canada na sua lista q vc n vai se arrepender, tenho certeza. Bjs

      Excluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall