terça-feira, 12 de agosto de 2014

[Intercâmbio] Diferenças entre Brasil e Canadá - Parte 2

Heeeeey, people.

O que acharam do primeiro post sobre as diferencas entre Brasil e Canada? Já conheciam aquelas 10 primeiras diferenças que eu citei? Continuando o post anterior, trouxe mais algumas diferenças entre Brasil e Canadá. Olhem só!



11) O papel higiênico é jogado na privada e vai embora junto com a descarga. Diferente né? Até eu me acostumar com isso, demorou um pouquinho. Mas aqui não é comum ter uma lixeira no banheiro para essas coisas. o certo é limpar, jogar no vaso sanitário e dar descarga. Pronto.

12) Os vendedores das lojas e  garçons/garçonetes dos restaurantes são sempre simpáticos e bem humorados. Quem nunca foi mal atendido no Brasil?Acho que muita gente. Sempre tem alguém com uma cara emburrada ou um pouco ignorante. Aqui no Canadá não tem isso. Eu, pelo menos, nunca tive uma experiência ruim. Sempre fui muito bem atendida em todos os restaurantes que já fui, em todas as lojas, na minha faculdade e em bancos. As pessoas aqui se preocupam, realmente, em te ajudar a encontrar o que você procura e resolver seu problema. Uma coisa que reparo sempre é que os vendedores das lojas tentam te ajudar no que for melhor para  você, enquanto no Brasil eles gostam de vender e usam, inclusive, da "labia" para conseguir isso. 


13) O clima faz com que os animais sejam "diferentes". Enquanto vemos muitos esquilos durante a primavera/verão e vemos bisão também (em zoológico), por exemplo, em algumas províncias mais ao norte, tem ursos polares e pinguin no inverno. No Brasil, nós temos muitos pássaros e outros animais que não são tão comuns aqui.


14) O Canada não tem praia. Na verdade tem, mas é diferente do Brasil. Aqui tem grandes lagos com agua gelada que os canadenses chamam de praia. Hahahaha.


15) Os preços são, absurdamente, diferentes. Tudo aqui é mais barato que no Brasil: das roupas aos eletrônicos! Mesmo se você converter para real, vai perceber que o preço que se paga aqui ainda sai mais em conta que o preço de produtos no Brasil.

16) As casas do Canadá não são fechadas com muros e/ou cercas elétricas


17) O comum é retirar os sapatos antes de entrar nas casas das pessoas, principalmente no período do inverno que é preciso usar sal para derreter a neve e o sal não é bom para o chão/piso das casas.

18) Não existem bancas de jornal no Canadá. Aham. Eu até sinto falta disso, pois adoro ler um livro de banca e acho bancas de jornais fofas e aconchegantes. Acreditem. Hehehehehe. Mas não existe banca de jornal aqui, porque os jornais são grátis. Sim, a população aqui tem acesso gratuito "as news" nas ruas. Os jornais são postos em várias "estantes" de faculdades, escolas de inglês, estações de metrô etc. E as revistas podem ser compradas em livrarias.

19) O Canadá é um país sustentável que recicla tudo. A prova disso é que se você quer se comportar como um canadense, deve se adaptar ao uso de sacolas sustentáveis/retornáveis e parar de usar sacolas plásticas que são prejudiciais ao ambiente. Para sustentar essa ideia de preservar o planeta e o ambiente, as sacolas plásticas são pagas, pois isso estimula as pessoas a usarem suas próprias sacolas sustentáveis que são baratas para comprar e não polui o ambiente.


20) Toda vez que você for comprar alguma  coisa o valor que você tera que pagar nunca é o que você vê nas etiquetas, porque, diferentemente do Brasil, o imposto não está incluso nos preços. Isso é bom, porque há transparência e a pessoa sabe exatamente quanto está pagando, mas é chato voce ver o preço de 10 dolares e, na hora de pagar, tem que pagar 11,30, por exemplo. Lembrando que o valor da taxa varia de província para província. Aqui em Ontário, que é onde eu vivo, a taxa é de 13%.

21) Ainda com todos os problemas, o brasileiro é o povo mais animado. Em festa, em um bar ou em algum lugar onde tem um grupo de brasileiros, com certeza, tem afeto, animação, gente falando alto e muitas risadas. O pessoal do Canadá é feliz a sua maneira, mas ninguém chega ao nível de mistura de alegria/farra/animação/afeto/carinho como os brasileiros.


22) Lembrei de mais uma coisa. Quando você compra alguma coisa aqui no Canadá e tem algum tipo de problema ou se arrependeu, voce não tem dificuldades em trocar ou devolver, especialmente eletrônicos. Você tem 15 dias (eu troquei meu primeiro computador com 18 dias) para devolver ou trocar. Basta dizer que quer trocar ou devolver, ou dizer que não gostou, dar seu motivo. Qualquer coisa, e os vendedores aceitam a devolução ou trocam seu produto. Eu tenho essa experiência com eletrônicos (não sei exatamente como funciona com outras coisas) e, a gente que vem do Brasil ja vai pensando em tudo de ruim e burocrático que pode acontecer, mas é a coisa mais simples da vida. Além disso, geralmente com eletrônicos (já tive isso com computador e câmera), quando você compra você pode ficar olhando o valor do produto e, se em 30 dias o valor diminuir, você pode voltar na loja para eles te reembolsarem o "excesso" que você pagou. Infelizmente, tudo o que comprei nunca baixou o preço. =/

As outras diferenças que eu identifiuei foram essas. Espero que vocês tenham gostado e qualquer dúvida, é só falar aqui nos comentários, no facebook, instagram ou enviar um email.

Beijinhos,

Tacy.

20 comentários

  1. Gostei muito dessa sua ideia, vai ajudar muitas meninas
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana! Tinham algumas coisas que eu não sabia.
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  3. nossa, mt bacana mesmo!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  4. Adorei, Tacy!
    Eu curtiria as casas como são no Canadá!
    E sobre os preços, infelizmente é um absurdo o quanto são abusivos o impostos do Brasil, que fazem tudo encarecer!
    Beijos!

    Blog Sobre Makes e Balanças

    ResponderExcluir
  5. @May Raphael Eu amo as casas aqui. E, infelizmente, tenho que confirmar que os precos sao abusivos ai no Brasil! =/ Obrigada pela visita e comentario, May. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossaaaaa! Quanta diferença hein?? Eu acho as casas do Canada tão fofas hahahaha
    Os impostos no Brasil são tensos :/
    Adorei a postagem.

    Beijoos
    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As casas daqui são fofas mesmo. Aquelas de filme né? Beijos

      Excluir
  7. Muito bom o post! é legal para tirar as dúvidas de quem tem interesse em fazer intercâmbio e fazer lá né? :p
    http://isabellepimentel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Isabelle. Que bom q vc percebeu o sentido da coisa. Rsrs. Mto obrigada pelo comentário. Beijos

      Excluir
  8. Adorei saber um pouco mais do Canadá...
    O primeiro tópico já havia visto em alguns filmes e admito que fiquei curiosa se era rotina ou se foi apenas uma cena aleatória que o filme transmitiu, gostei de esclarecer essa minha dúvida :D

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Aqui a gente vive muita coisa de filme. Beijos

      Excluir
  9. Oie,
    nossa gostei hein!! Aqui geralmente quando compro não quero nem olhar o preço porque muitas vezes abaixa, sabe como é... Lei de Murf rrsrr

    Povo animado como o Brasileiro não têm rsrsrsr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrrs. Conheço bem essa lei. Kkkkkk. Obrigada pelo comentário e volte sempre. Bjs

      Excluir
  10. A questão da devolução do dinheiro para algo surreal. No Brasil acho que não aconteceria, pelo menos, nunca vi ou soube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Acredito que isso não exista mo Brasil. Canadá é vida. Beijos.

      Excluir
  11. Nossa, amei conhecer mais do Canadá!!! Post excelente *-*

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natalia. Obrigada pela visita e registro fofo. Bjs

      Excluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall