quinta-feira, 10 de julho de 2014

[Intercâmbio] O que eu sinto falta do Brasil

Heeeey, people.

Acho que depois de 10 meses já passou da hora de fazer esse post aqui no Radar. Ja vi tanta coisa boa. Tanta coisa legal. 10 meses intensos. De estudo. De mergulho. Mergulhei no ingles e sai do mar na frente da faculdade. :)

Aprendi muito. Ouvia muitos os professores ensinando, falando, explicando. Convivi com brasileiros que aprenderam outras coisas e estudei com pessoas de varias partes do mundo: chineses, japoneses, arabes, turcos. Gente do Sri Lanka, Israel e da Russia. Olha... Devo ate ter esquecido outros paises. Aqui, no Canada, tem de tudo e mais um pouco. Depois de levar aquele susto (nos primeiros dias) com a comida, fiquei feliz que encontrei uma casa para morar com outros brasileiros. Nao é a atitude mais sensata, se você quer aprender inglês (melhor uma casa de familia. O aprendizado é mais rapido), mas eu fiquei feliz que nao precisaria passar por esse transtorno da comida por mais 15 meses e alguns dias.

E, hoje, eu posso dizer que nao me arrependo disso. Nao  me arrependo sabe porquê? Por que nao existe povo mais afetuoso que o nosso. Ta triste? Tem alguém ali pra te ajudar. Ta feliz? Tem alguém ali sorrindo contigo. Muito bom isso.  Nao posso ser hipocrita e dizer que isso é uma das coisas que mais sinto falta no Brasi, porque nao sinto ja que eu vivo BEM. Para muitas pessoas a falta do calor humano é ponto-chave e, seu eu nao vivesse com as pessoas que vivi/vivo, talvez isso fosse o primeiro topico desse post. Mas como nao é, vamos ao que interessa? Nao vou entrar no quesito familia e amigos, porque isso acontece com todo mundo (mais com uns do que com outros) em qualquer lugar do mundo. Quero focar no que eu vivo aqui e faz falta.




1) Comida!! Nao poderia deixar de falar. Eu sou agradecida a Deus ter vivido boa parte do meu intrcambio em uam casa so com brasileiros, porque nao tive muitos problemas com comida. Nos cozinhavamos nosso propria comida BRASILEIRA em casa. Aqui é muito dificil se adaptar ao sabor da comida que é doce. Nao é doce de acucar, mas voce pode botar o tempero que for, nao fica igual. A carne nao é igual. Por sorte existe um "bairro" a  Little Portugal, onde podemos encontrar produtos do Brasil e Portugal. Compramos nossas carnes e frangos la. Melhor lugarc daqui. Tao bom que até canadenses compram por la. Tem duas coisas, em especial que, também me fazem falta: Farinha Lactea e Nescau. Sim. Nao existe isso aqui gente!!! Acreditem. As vezes eles aparecem la na Little Portugal, mas nao é muito comum. Os achocolatos daqui sao bons, mas nao sao exatamente achocolatados. Eles sao chocolate quente em po que podem ser dissolvidos diretamente na agua sem precisar de leite (com leite fica mais gostoso) e nao sao bons para fazer brigadeiro. Ja testei e nao rolou viu? Rsrsrs... Se eu pudesse comer um acarajé também... Nossa.. Saudades dessa delicia. A comida brasielira é a melhor, gente. Sem duvidas. Amo a japonesa. Ja comi de tuo que voces possam imaginas, mas a comida do Brasil... Nossinhora!!! A melhor, com certeza.


2) Beleza. Quando eu digo beleza é o fato de fazer unha das maos e dos pes, fazer cabelo de forma melhor. Mais confiante sabe? Ai eu nao tenho medo de me entregar para uma cabeleireira e aqui é meio complicado. Eu nao consigo me entregar completamente sabe? Confiar. Nossa.  Brasil deve ser referencia nisso. OS esmaltes dai sao muuuuito melhores e mais baratos.

3) Sapatos. Sim. As marcas brasieliras de sapato sao muuuuito tops. Eu sinto falta da Arezzo, da Schutz. DUmmond. Carmen Steffens. Acho as marcas brasileiras com vitrines e pecas muito mais bonitas. 

4)Praia. Claro que sinto falta de praia, gente. A pessoa praiana (mesmo nao indo com muuuuuita frequencia) sente falta da agua salgada. Daquele contato. Daquela energia que so o mar me traz.


5) Restaurante a quilo. Ja que falei de comida, nao poderia deixar de falar disso. Ai, gente... Isso é chato pra mim. Ou o restaurante é rodizio ou é a la carte. Ai ja viu né? Gosto daquele aaquilo que voce coloca a porcao desejada e pronto! Restaurante em shopping nem se fala. As porcoes vem prontas e é comer ou comer. As vezes ja enchi, mas termino (me forco mesmo) para nao desperdicar. Acho chato.

Acho que é isso. Se fosse incluir as coisas mais basicas (que eu ja falei acima), citaria o calor humano do Brasil (do povo brasileiro e familia e amigos. Isso com certeza, todo brasileiro ve logo a difernca quando sai do Brasil e vem para um pais do Norte. As pessoas nao se abracam e nao sao afetuosas como o povo brasileiro. E, claro, familia faz falta né, gente? No meu caso, mae, pai, paidrasto, irma. Minhas amigas. Meus amigos. Da uma saudadezinha de ir na casa de alguém e bater aquela resenha sabe? Aqui nao existe muito isso. De ir na casa dos outros. Pelo menos, eu nao vi, ainda, essa parte. Acho que esse 2 topicos nao me causam muito "transtorno", pelo fato de morar com outros brasieliros. Isso, de alguma forma, acalenta e me deixa proxima da minha raiz. Voce nao se sente um peixe fora d'agua sabe? Nao se sente um estranho.

4 comentários

  1. E eu achando que se um dia for para outro país ficaria tão deslumbrada que nem falta de nada iria sentir ... kkkk

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Amiga da Leitora Thais kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Acho q todo mundo pensa isso, antes de sair, Thai. Eu tb n pensei q fosse sentir falta de alguma coisa. kkkkkk. Bjs ;)

    ResponderExcluir
  3. Nosso país mesmo com todos os problemas, tem suas belezas, culturas e um povo alegre que sabe driblar as dificuldades com um sorriso no rosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim. Todo lugar tem suas belezas e seus pontos positivos.

      Excluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall