terça-feira, 23 de abril de 2013

[Resenha] Erros Irreversíveis

Finalmente, terminei de ler Erros Irreversíveis! Primeiro livro de ficção jurídica que eu li. À princípio achei que não iria gostar, porque envolvia essas coisas de Direito, advogados, promotoria e eu nunca fui muito fã de Direito só do que me dá vontade de saber ou dos seriados que gosto de assisti. #Preconceitos. Mas, contudo, todavia, entretanto, o livro é viciante. Bem que minha amiga (beijo, Nessa) me disse que eu iria adorar. Com o blog a gente aprende muita coisa né? Estou adorando minha nova fase literária!!! Uhul!!


TUROW, Scott. 

Erros Irrversíveis foi publicado, aqui no Brasil, pela Editora Record. Esse, como eu disse, foi o primeirolivro de tribunal que eu li. Como não li outros não tenho comparar e dizer que poderia ter sido melhor ou que se perdeu e tal. Num mix de  tribunais, reviravoltas, vidas pessoais e maracutaias, Turow escreveu um livro, para mim, com tudo na medida certa. Quer pensar e refletir sobre a pena de morte?????


Como o próprio nome já diz, Erros Irreversíveis fala sobre erros cometidos por pessoas da criminologia (Promotor, Policial, Juiz) na hora de descobrir, investigar, realizar a audiência e condenar o réu. O livro é dividido em 3 partes: Parte Um: Investigação, onde conta toda a história, no ano de 1991, dos assasinatos e a investigação do caso; Parte Dois: Procedimentos, conta a parte da história de reabertura do caso, pois um personagem resolveu se assumi como culpado e falar da inocência do então acusado (que teve como sentença a pena de morte). Nesse interim, o caso é reaberto e Arthur raven é convocado para defender o então acusado e Parte Três: Decisão,  essa parte conta o que acontecerá com o destino do então acusado. Alguns personagens decobrirão e reconhecerão que erraram no passado, há 10 anos atrás, e, com isso, vamos descobrir o que algumas pessoas são capazes de fazer para encobrirem e não pagarem por seus erros. Coisas que acontecem em nosso dia a dia mesmo! Acredito que, principalemente, nesse meio jurídico!


A leitura desse livro flui bem. (algumas vezes é até cansativa, mas em sua maioria é boa!). Eu demorei, porque estive envolvida com muitas outras leituras, faculdade, preguiça, filmes&seriados etc e tal. Sabe aquele livro que tá ficando bom e vc, mesmo com sono ou tendo de ir dormir, não quer largar? Pois é... Quando ele ficou assim, foi loucura. Eu acordava e pegava o livro. Ia dormir e pegava o livro. E quando estava fazendo outra coisa, em casa principalmente, pensava no livro. Hahahaha. #SouDessas #Loucuras


Gostei dessa capa que se ambienta ao enredo da história, a fonte é de tamanho excelente e a margem e o espaçamento são perfeitos. Achei que a Record trabalhou bem nisso! Ah! O tamanho do livro eu também gostei bastante, além das folhas serem grossinhas. #adoro. Ele, também, tem orelhas na capa (essa preta, resumão da história) e no fundo (amarela, continuação do resumão e pequena biografia). Adorei as pequenas lições de moral que o livro tem. Nos faz refletir e (re)pensar bastante nossos argumentos e convicções. Dois trechos do livro que eu amei foram:

"Bandido ou não, você nunca pode desistir de um ser humano. Sabe por quê? Porque não há sentido nisso. Não existe motivo para o que estamos fazendo aqui, se desistirmos das pessoas."

"Não existe sentido em abrir mão de um ser humano."

ISBN: 8501064548 | Editora: Record | Páginas: 457 | Nota: 5/5

Se quiser me acompanhar no skoob é só adicionar. Ainda estou atualizando meu perfil!

Acompanhe o blog pelo facebook!

PS: há algumas palavras de cunho sexual.

Beijos,
Tacy.

2 comentários

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall