terça-feira, 30 de abril de 2013

Entrevista: Leonel Caldela

Meninas, a Fantasy - Casa da Palavra comunicou a nós blogueiras que em breve será lançado o livro  O Código Élfico  do escritor Leonel Caldela ( escritor em tempo integral e boxeador nas horas vagas. Tornou-se conhecido no mundo dos jogadores de Role Playing Game ao apresentar uma visão mais adulta do cenário de fantasia Tormenta, em uma trilogia de romances. Hoje escreve, traduz e edita material para livros e revistas de RPG, além de romances de fantasia em seus universos próprios). Eu aproveitei o embalo de pré-lançamento e encaminhei umas perguntinhas báááááásicas sobre ele e o livro para compartilhar com vocês aqui no blog!


1) Há quanto tempo você escreve? E como começou ou sentiu necessidade de ser escritor?

Por hobby, escrevo desde que consiga me lembrar. Desde criança gostava de ler - e não me contentava com simplesmente consumir a literatura, precisava tentar produzir algo. Acho que nunca me contentei com absorver o que vinha de fora, precisava filtrar e contar minhas próprias histórias. Não sei dizer exatamente de onde veio esse desejo, mas tu usou a palavra certa - é uma necessidade. Quando passo algum tempo sem escrever, fico inquieto. Não poderia fazer outra coisa da vida! 

Profissionalmente, comecei lá por 2003, 2004, escrevendo artigos e contos para revistas de RPG (role playing games). Disso surgiu o convite para publicar meu primeiro romance, "O Inimigo do Mundo", que saiu só em 2006.  

2)Por que o nome "O Código Élfico" e por que escolheu escrever literatura fantástica? Esse livro se encaixa nessa categoria mesmo?

O título "O Código Élfico" tem várias razões. A primeira é que o livro todo se baseia bastante em enigmas, labirintos, quebra-cabeças e, bem, códigos místicos, que invocam poderes sobrenaturais. De acordo com a mitologia do cenário, existe uma outra dimensão, que só pode ser acessada através dessas fórmulas. O tema praticamente exigia uma palavra que remetesse a tudo isso, e "código" foi a melhor escolha. Além disso, também há o "código" dos elfos que representa suas disciplinas de combate, filosofia, modo original de pensar... Enfim, uma verdadeira mentalidade mesclada com arte marcial. Por último, a equipe da Fantasy achou que era um bom título, que iria atrair o público. É claro que a segunda parte do título ("Élfico") não poderia ficar de fora - os elfos estão no âmago do romance, e precisavam ficar explícitos logo na capa.

O interesse por escrever literatura fantástica veio das oportunidades. Sempre gostei muito do gênero (minha primeira paixão dentro da fantasia foram "As Crônicas de Dragonlance" numa edição portuguesa), mas também gostava de outros gêneros. Contudo, sempre fui muito envolvido com RPG, e também gostaria de trabalhar com o jogo. Assim, quando comecei a escrever RPG, no cenário "Tormenta", a chance de publicar um romance de fantasia veio naturalmente. Minha carreira evoluiu a partir daí, e o meu amor pela literatura fantástica só cresceu. Quando o Raphael Draccon me convidou para integrar a Fantasy, eu já estava com a carreira bem solidificada no gênero.

E com certeza "O Código Élfico" é fantasia! É uma fantasia urbana, passada numa versão do mundo real, e tem toques de terror - mas no centro está a fantasia. Descrições de um mundo fantástico, seres sobrenaturais, poderes místicos, batalhas... Está tudo lá.

3)O que o leitor pode esperar desse livro?

Um encontro entre o mundo real e um mundo fantástico. Um conflito entre o que parece belo e perfeito e o que na verdade é macabro e sinistro. Luta incansável contra as piores faces do nosso mundo e de outros - desde assassinos até conspirações e manipulação em larga escala. "O Código Élfico" retrata muita coisa obscura, muitas lendas urbanas que puxam para o terror, mas a principal mensagem é de esperança. Os heróis não se intimidam frente a tudo isso, e não importa o quanto as coisas pareçam ruins - nunca desistem. Além disso, um dos principais temas é que qualquer um - mesmo que não tenha tido treinamento ou seja "especial" - pode lutar por aqueles que ama.

E, por falar nisso, outra coisa que o leitor pode esperar é um grande aprofundamento em relacionamentos românticos, especialmente um... Ao lado de todas as batalhas, toda a mitologia, está a história de um casal. E foi uma história que adorei contar!

4)De onde surgiu inspiração para escrever essa história?

A ideia básica para "O Código Élfico" veio do Raphael Draccon, durante uma conversa por telefone, ainda nos primórdios da Fantasy. Ele me apresentou um conceito com uma frase: "Um grupo de cientistas cria um elfo num laboratório". Era tudo que ele tinha a me propor - nada de personagens, nada de enredo, apenas esta ideia sobre um elfo sendo criado no mundo moderno. Passei algum tempo sem saber o que fazer com isso, mas a resposta veio do cenário que estava dominando minha mente na época. Eu havia criado um jogo de RPG para meu grupo, apenas uns 5 ou 6 amigos. O cenário deste jogo envolvia uma dimensão paralela, deuses profanos, conspirações sobrenaturais... Enfim, já deu para notar aonde estou chegando. Decidi combinar os dois conceitos: o elfo não seria criado em laboratório por acaso, ou apenas com tecnologia e ciência. Ele seria parte de um plano para abrir um portal entre as dimensões. Os cientistas seriam também cultistas - devotos de uma deusa profana, mãe do tal elfo. E, no centro de tudo, estariam os humanos. Especialmente uma garota que precisaria investigar e lutar para deter essa conspiração. Quando criei Nicole, a protagonista da história, o quadro estava completo.

5) Já tem algum outro projeto vindo por aí?

Com certeza! Quero escrever outras histórias no mesmo cenário, usando outras partes da cronologia (que se estende por milhares de anos no passado e no futuro) e outros aspectos da mitologia (outras raças, outros deuses profanos etc.). O mundo de "O Código Élfico" inclui quase qualquer coisa sobrenatural que se possa imaginar, e quero continuar explorando-o! Basta que os leitores queiram também! Além disso, tenho ainda um projeto em fase de desenvolvimento sobre fantasia medieval. O público vai decidir qual dos dois sairá primeiro...

SINOPSE

A pequena cidade de Santo Ossário esconde muitos segredos. Entre os habitantes, Nicole, uma jovem corajosa, descobre estar ligada aos mistérios da cidade, o que a leva a uma investigação sobre o próprio passado. Seu pai foi um famoso assassino que pertencia à ordem de seguidores de uma deusa oculta, sacrificando inocentes em rituais.

Em Arcádia, um mundo paralelo governado pela deusa, vivem os elfos. Criaturas
perfeitas que há milênios sonham em recuperar o poder sobre os humanos.

Finalmente veem a esperança no novo guerreiro Astarte, treinado em arquearia, que deve abrir o portal que liga os dois mundos e exercer o domínio da Rainha sobre a Terra. Astarte, no entanto, é o único que desconhece o seu destino, até o momento de cumprir com a sua sina. Avesso aos interesses do seu povo, o elfo resolve juntar-se aos mortais em Santo Ossário.

Agora, Nicole e Astarte estão ligados a um mesmo propósito: reunir os habitantes da pacata cidade e derrotar os seres místicos que ameaçam dominar o mundo.



Aiiin, gentem!!! Que legal né? Eu amei tanto as respostas das perguntas que eu fiz que li três vezes antes de criar o post. De fato, parece ser um livro maravilhoso e cheio de coisas que gosto e são atrativas: misticismo, suspense, terror, mistérios.... Quem curtiu também?? Quem quiser acompanhar novidades sobre  o livro e o autor e saber mais sobre o livro é só acompanhar os links abaixo:



Espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu. Um muitíssimo obrigada ao escritor Leonel pela atenção e obrigada a vocês, pessoal, por tudo!

Beijos,

Tacy.

6 comentários

  1. A entrevista é muito boa mesmo, mas o assunto do livro não me interessou muito pq eu tenho pavor de histórias assim, com suspense e terror, e mistérios e tudo mais rs'
    Hoje tem post das Luluzinhas \o/
    Excelente terça!
    Beijinhos ;*

    http://bycarolinaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei, vamos aguardar os proximos ;D

    ResponderExcluir
  3. @Carol Que bom que gostou da entrevista. Eu amo esses tipos de histórias!!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei a entrevista com o Leonel
    Gatinha estou atualizando meu canal semanalmente visite e se gostar se inscreva, se você já se inscreveu continue ligadinha no canal e no blog. beijinhos.
    Canal: http://www.youtube.com/user/isabelyrogrigues
    Blog: http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall