segunda-feira, 29 de junho de 2015

São João em Amargosa!

O São João acabou e com ele ficou a saudade. Amo forró, fogueira, as comidas típicas e os fogos. Tudo isso faz o clima ser gostoso e característico. Eu amo. Muito! Esse ano passei meus dias de São João em Amargosa (lá começou dia 19 e terminou dia 24 de junho). Aqui na Bahia, diferente de Campina Grande (Paraíba) e Caruaru (Pernambuco) não dura o mês de Junho inteiro e é por isso que a gente chama mais de São João do que Festa Junina, porque dura os dias próximos a 24 de Junho (dia de São João e feriado aqui na Bahia). :)


Amargosa tem uma longa história de ter um dos melhores 'São Joões' do estado! Esse ano fui lá conferir e adorei. O Bosque (local onde ocorre a festa lá) é incrivel, espaçoso e lindo. A ornamentação junina fica incrível, maravilhosa. A Villa Junina tem sempre exposição de arte, barracas de artesanato e a cada ano o São João tem um tema. Esse ano o tema foi "O Vaqueiro do Nordeste" e, por isso, a exposição de arte foi com esse tema!



As pessoas dançam forró, se divertem, bebem licor e conversam muito! Eu adorei. O bom lá de Amargosa é isso, as pessoas tentam preservar mais essa cultura do forró, do dançar o forró e ter mais forró próximo ao forró de raiz. Diferente do São João de outras cidades daqui da Bahia que parece mais carnaval e traz atrações que passam looooonge do forró como o pagode, o pagode romântico, whatever.



O bom é que esses meus dias de São João (SJ) foi regado a música e, ô sorte, foi de muito forró (que amo demais)! Dia 23 de Junho é comemorado o dia da fogueira, dia em que as pessoas acendem fogueira nas portas de suas casas, as crianças aproveitam para tocar fogos juninos e a cidade fia com aquele cheirinho de SJ. <3 



Durante o dia do dia 23, houve um bloquinho, puxado por um minitrio que roda a cidade e, este ano, teve Saulo (ele canta um forrozim bom nessa época)! <3 



São João, pra mim, é a melhor época do ano. É uma das melhores coisas da nossa cultura nordestina e a valorização dela! Que venha o São João do próximo ano! Vem 2016! Hehe.

Beijinhos,

Tacy.


PS: Todas as imagens são reprodução, exceto a da fogueira que é minha. Quando eu lembrei de levar a maquina pra rua, durante o dia, pra tirar fotos do bosque e da vila, choveu. E foi meu ultimo dia lá! Ano que vem, se Deus quiser, eu trago mais! ;) Outras fotos do meu SJ estão lá no meu insta (@tacybsantana). 

2 comentários

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall