terça-feira, 23 de setembro de 2014

[Intercâmbio] Curso de inglês

Post pra lá de velho. Já era para ter aparecido, no mínimo, no ano passado e, no máximo, em maio. Mas eu tive um break com o blog. Tive mudanças aqui em casa e todo dia, aqui no Canadá, é dia de uma nova descoberta. Até eu me recuperar da novidade boa (Sim. Ainda piro nas coisas como se tivesse chegado hoje!), o tempo passa e eu posto outras coisas (que não mereciam ficar atrasadas também não).

Quem acompanha o blog há mais tempo e, também, o início do meu intercâmbio, sabe que vim pelo CsF. Cheguei aqui dia 29 de agosto de 2013 e no dia 03 de setembro minhas aulas começaram. Eu estudei na YUELI (York University English Language Institute) que é o curso de inglês da Universidade que eu estudo atualmente. Os funcionários e professores são incríveis. Os melhores. O ambiente é maravilhoso. Temos todo o suporte necessário e e é considerado o melhor curso de inglês de Toronto (se é mesmo verdade eu não sei, só sei que ouvi por aí e sou orgulhosa disso!). Sou muito grata e feliz de ter passado um período (muito importante) de minha vida nesse curso maravilhoso. 



O primeiro dia é o dia dos testes que vão identificar em qual seu nível de inglês. Há uma prova de writing (redação), reading (leitura) e listening (audição). Na YUELI não tem prova de speaking (fala) no teste de nivelamento. Eu dei graças a Deus por isso, pois estava nervosíssima na época. Hehehe. A prova ocorre durante a manhã e, no final do dia, você pode acessar, através de sua área no site, o seu resultado e saber qual a sua turma. 

Como eu sempre disse, eu NÃO sabia inglês e meu nível era bem baixo. Eu comecei no level 1 e estudei até abril o level 6. Lá são 7 níveis (1, 2, 3, 4, 5b, 5a e 6). Cada level tem uma duração de 2 meses e eu fiz 2 leveis ao mesmo tempo. Isso geralmente não ocorre, mas houve um acordo entre a CAPES e o curso de inglês e foi assim com o pessoal do meu edital que estudou na YUELI. Normalmente, só se faz 1 level por vez e a depender do seu desempenho o seu professor pode decidir te pular de turma. Por exemplo, você está fazendo o level 4 e se saiu muito bem. Ao invés de ir para o level 5b, o seu professor decidiu lhe pular para o level 5a, pois ele acredita que você está mais avançado entende?





As turmas não são grandes. Em média 16 alunos por turma e há muita atividade em grupo para que os colegas possam conhecer um ao outro e para forçar os alunos a falarem em inglês. Participam em sala de aula é muito importante e é proibido falar sua língua nativa pelos corredores do curso. Só pode falar inglês, final você está lá para aprender a língua né? Hehehehe. O nível de atividade muda de acordo com o level. Quanto maior o level, maior o nível de dificuldade, mas, basicamente, é a mesma coisa para todos os levels. Aulas, midterm (prova depois de 1 mês de aula) e final (prova no final do período com apresentação oral). Durante os 2 meses do level ocorrem atividades em classe e apresentações orais que são pontuadas ao final na nota do aluno. 



Para passar de level é necessário 65% em todos os skills (habilidades). E lá na YUELI é assim: os níveis 1, 2 e 3 são níveis básicos. Enquanto que os níveis 4, 5b, 5a e 6 são acadêmicos. O 4 para mim é o pré-acadêmico sabe? Você precisa saber todo o básico para poder ir em frente em níveis mais difíceis. E com os níveis 5b, 5a e 6 você aprende a ter habilidades acadêmicas em inglês, pois aprende como fazer um research paper (tipo uma monografia), assiste lectures (aulas na universidade) e aprende muitos detalhes de como é a vida acadêmica aqui no Canadá. 

Lembrando que tudo isso que eu contei foi a minha experiência (o que eu vi e vivi) na YUELI, no curso de inglês que eu fiz. Não sei se isso se aplica aos outros cursos que existem por aqui e nem sei como eles funcionam. :) Se vocês tiverem alguma dúvida, podem me perguntar ai nos comentários ou me enviem por email.

Beijinhos,

Tacy.

2 comentários

  1. Muito bom o post. Acho q um curso de inglês q prepara para a universidade é melhor né? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom para quem além de querer saber o inglês pretende estudar em.alguma instituição Universitaria. Por exemplo, se quiser fazer uma pós, um mestrado ou um doutorado. Fico feliz q tenha gostado do post. Bjs

      Excluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall