terça-feira, 27 de novembro de 2012

[Resenha] [Livro] Histórias Íntimas

Hey, meninas. Enfim, terminei de ler Histórias Íntimas. Demorei, mas terminei!!! Hahaha. Ele é um livro que, como o próprio subtítulo diz conta a história da sexualidade no Brasil. Eu gostei bastante e, sou suspeita de falar, porque eu AMO história, então tudo que tem história no meio já sabem né??? É épico para mim!! hahahahhaha.

O livro foi escrito por Mary Del Priore que é historiadora, conceituadíssima aqui no país, distribuído pela Editora Planeta, do ano de 2011, com 256 páginas. 
"Sinopse - Histórias Íntimas - Sexualidade e Erotismo na História do Brasil - Mary Del Priore:
Quando o Brasil era a Terra de Santa Cruz, as mulheres tinham de se enfear e os homens precisavam dormir de lado, nunca de costas, porque “a concentração de calor na região lombar“ excitava os órgãos sexuais. E nos momentos a sós – geralmente no meio do mato, e não em casa, porque chave era artigo de luxo e não era possível fechar as portas aos olhares e ouvidos curiosos –, as mulheres levantavam as saias e os homens abaixavam as calças e ceroulas. Tirar a roupa era proibido. E beijar na boca? Bem... sem pasta e escova de dentes, difícil. Mas como o proibido aguça mais a vontade, a instituição que mais repreendia os afoitos, ironicamente, acabou se tornando o templo da perdição. Onde as pessoas poderiam se encontrar, trocar risos e galanteios e até ter relações sexuais, sem despertar suspeitas, se não no escurinho... das igrejas? Casos saborosos como esses são narrados por uma das maiores historiadoras do país, Mary del Priore. Em Histórias Íntimas, ela mostra como a sexualidade e a noção de intimidade foram mudando ao longo do tempo, influenciadas por questões políticas, econômicas e culturais, e passaram de um assunto a ser evitado a todo custo para um dos mais comentados nos dias de hoje."

O livro é isso!!! A história da sexualidade, do pudor e como esse tabu caía, somente, em cima das mulheres. Aquela coisa de aos homens a permissividade e às mulheres o pudor, o recato. Tudo isso por traz da religiosidade da Igreja Católica, que, ainda, pensa da mesma forma, entretanto não tem mais tanto poder como antigamente quando controlava a vida interna e íntima e o comportamento das pessoas. Histórias Íntimas conta toda a trajetória, em nosso, país de como ocorreu essa evolução da liberdade sexual (liberdade já sabem né? Eu amo essa palavra!) para as mulheres, como chegou o uso das pílulas e as mudanças que esse uso causou na sociedade, o uso do biquini, a diminuição de tamanho das roupas, enfim, como chegamos aos dias atuais com mulheres frutas, revistas de mulheres peladas, liberdade sexual, apesar, ainda, de termos resquícios desse machismo hipócrita que perdura até hoje em nossa sociedade.



2 comentários

  1. Ler sempre é um bom passatempo :)

    Querida, tem selinho pra você lá no blog.

    http://noostillo.blogspot.com.br/2012/11/ganhei-um-selinho.html

    beijinhos ;*

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall