segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pés recuperados pós-baladas!!

Seja usando tênis ou salto, os pés ficam "derrotados" após uma festa, balada, reggae!!! De acordo com a reflexologia, o pé é uma área onde estão terminações de feixes de energia que estão ligados a todo o corpo. Ou seja, sobrecarregá-los pode acarretar problemas ainda maiores, como dor nas costas, nos quadris e na cervical. #AiQueLoucura

Os podoterapeutas dizem que um simples escalda-pés é capaz de milagres, pois o calor da água puxa a circulação para os pés, o que ajuda a esfriar até a cabeça, mas não é indicado para diabéticos!!!



  • Coloque os pés em uma bacia de água quente por cinco minutos. Passe-os para outra, de água fria, por 30 segundos. Repita a imersão três vezes. 

    Com os pés secos, espalhe um creme hidratante e faça uma massagem por 10 minutos com movimentos de deslizamento.

    Sente-se, apoie o pé em uma bola de tênis e faça movimentos para frente e para trás, do calcanhar às pontas dos dedos.

    Coloque as pernas e os pés para o alto por cerca de 15 minutos, o que contribui para evitar inchaço, além de ser ótimo para ativar a circulação.
O alongamento também, contribui bastante para com o cuidado com os pés e, observem, os pés são muitíssimos importantes, pois carregam todo o peso do corpo. Cuidar deles é dever!! Eu passei a dar mais atenção aos meus pés após passar por procedimentos cirúrgicos e ficar algum tempo andando de muletas e aí percebi o quanta falta eles fazem! Sim, até hoje cuido deles (fazendo exercícios e alongamento) mesmo já tendo acabado meu tratamento fisioterápico pós-cirúrgico! Quais os melhores alongamentos??



  • Lateral do pé: sente-se confortavelmente com uma perna cruzada sobre a outra. Segure a frente do pé e puxe os dedos para dentro, em direção a você. Fique na posição por três ciclos respiratórios, depois puxe os dedos para fora, permanecendo na posição por três ciclos respiratórios. Relaxe e repita com o outro pé.
  • Círculos com tornozelo: movendo os dedos do pé no sentido horário, trace a forma de um grande círculo. Rode o pé cinco vezes no sentido horário e depois repita no sentido contrário. Repita com o outro pé. 
  • Dedos do pé para trás: sente-se e erga o pé. Segure o calcanhar para manter o pé firme e puxe os dedos dos pés para cima, em direção à canela. Coloque os dedos da mão sob os dedos do pé; puxe-os e alongue-os, em vez de apenas dobrar os dedos para frente. Fique na posição por três ciclos respiratórios, depois repita com o outro pé. 

Sugestões de alongamentos do livro "Alongamento, a maneira saudável e segura de manter o corpo em forma", de Suzanne Martin.

É um tempo de seu dia que você gasta para ter conforto e bem-estar. Faço, os alongamentos pelo menos, diariamente e recomendo. Cabe a você querer e adequar à sua life style (ao seu estilo de vida). Mas vale a pena viu?? Bjokas!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall