Finalmente, terminei de ler Erros Irreversíveis! Primeiro livro de ficção jurídica que eu li. À princípio achei que não iria gostar, porque envolvia essas coisas de Direito, advogados, promotoria e eu nunca fui muito fã de Direito só do que me dá vontade de saber ou dos seriados que gosto de assisti. #Preconceitos. Mas, contudo, todavia, entretanto, o livro é viciante. Bem que minha amiga (beijo, Nessa) me disse que eu iria adorar. Com o blog a gente aprende muita coisa né? Estou adorando minha nova fase literária!!! Uhul!!
TUROW, Scott.
Erros Irrversíveis foi publicado, aqui no Brasil, pela Editora Record. Esse, como eu disse, foi o primeirolivro de tribunal que eu li. Como não li outros não tenho comparar e dizer que poderia ter sido melhor ou que se perdeu e tal. Num mix de tribunais, reviravoltas, vidas pessoais e maracutaias, Turow escreveu um livro, para mim, com tudo na medida certa. Quer pensar e refletir sobre a pena de morte?????
Como o próprio nome já diz, Erros Irreversíveis fala sobre erros cometidos por pessoas da criminologia (Promotor,
Policial, Juiz) na hora de descobrir, investigar, realizar a audiência e
condenar o réu. O livro é dividido em 3 partes: Parte Um: Investigação, onde conta toda a história, no ano de 1991, dos assasinatos e a investigação do caso; Parte Dois: Procedimentos,
conta a parte da história de reabertura do caso, pois um personagem
resolveu se assumi como culpado e falar da inocência do então acusado
(que teve como sentença a pena de morte). Nesse interim, o caso é
reaberto e Arthur raven é convocado para defender o então acusado e Parte Três: Decisão, essa
parte conta o que acontecerá com o destino do então acusado. Alguns
personagens decobrirão e reconhecerão que erraram no passado, há 10 anos
atrás, e, com isso, vamos descobrir o que algumas pessoas são capazes
de fazer para encobrirem e não pagarem por seus erros. Coisas que
acontecem em nosso dia a dia mesmo! Acredito que, principalemente, nesse
meio jurídico!
A leitura desse livro flui bem. (algumas vezes é até cansativa, mas em sua maioria é boa!). Eu demorei, porque estive envolvida com muitas outras leituras, faculdade, preguiça, filmes&seriados etc e tal. Sabe aquele livro que tá ficando bom e vc, mesmo com sono ou tendo de ir dormir, não quer largar? Pois é... Quando ele ficou assim, foi loucura. Eu acordava e pegava o livro. Ia dormir e pegava o livro. E quando estava fazendo outra coisa, em casa principalmente, pensava no livro. Hahahaha. #SouDessas #Loucuras.
Gostei dessa capa que se ambienta ao enredo da história, a fonte é de tamanho excelente e a margem e o espaçamento são perfeitos. Achei que a Record trabalhou bem nisso! Ah! O tamanho do livro eu também gostei bastante, além das folhas serem grossinhas. #adoro. Ele, também, tem orelhas na capa (essa preta, resumão da história) e no fundo (amarela, continuação do resumão e pequena biografia). Adorei as pequenas lições de moral que o livro tem. Nos faz refletir e (re)pensar bastante nossos argumentos e convicções. Dois trechos do livro que eu amei foram:
"Bandido ou não, você nunca pode desistir de um ser humano. Sabe por quê? Porque não há sentido nisso. Não existe motivo para o que estamos fazendo aqui, se desistirmos das pessoas."
"Não existe sentido em abrir mão de um ser humano."
"Bandido ou não, você nunca pode desistir de um ser humano. Sabe por quê? Porque não há sentido nisso. Não existe motivo para o que estamos fazendo aqui, se desistirmos das pessoas."
"Não existe sentido em abrir mão de um ser humano."
Gostei da resenha, estou caçando livros bons pra ler. Ajudou ;)
ResponderExcluirwww.mundogarota.com
@Iana Paulinha Que bom, linda. Obrigada!
ResponderExcluir